Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores

Authors

  • Paulo Santos Professor Hospitalar, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador - BA - Brasil
  • Silviane Barbato Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3322

Keywords:

Inclusão escolar;, Concepções de professores;, Reabilitação;, Professores hospitaleres;, Distúrbios neuromotores

Abstract

Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Santos, Professor Hospitalar, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador - BA - Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). Professor Hospitalar, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador - BA - Brasil

Silviane Barbato, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997). Professora Adjunto III, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília - DF - Brasil

References

AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência(Em companhia de Hércules). São Paulo:Robe Editorial, 1995.

ASSOCIAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS. Relatório anual das atividades da Rede Sarah deHospitais do Aparelho Locomotor. Brasília: APS, 1998.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad.: Maria Ermantina G. Pereira.São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BALL, Arnetha. Teachers’ developing philosophies on literacy and their use in urban schools. In:LEE, Carol; SMAGORINSKY, Peter (Orgs.). Vygotskian perspectives on literacy research.Cambridge: Cambridge University Press, 1995. . p. 1-18.

BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Migration, memory and exclusion: a study on new identity formationin rural settlements in the Federal District, Brazil. XIII International Oral History Conference.Memory and Globalization, 2004. Anais, Roma. p. 1-7.

______. Dialogical self in narratives: historical multivoicedness, cultural multivoicedness. In: 4thIn ternational Conference for the Dialogical Self, 2006, Braga, Portugal. Anais 4th InternationalSelf. Braga: Universidade do Minho, 2006. v. 1. p. 76-76.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Alessandra. Soares. A prática pedagógica em uma enfermaria pediátrica: contribuiçõesda classe hospitalar à inclusão desse alunado. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, p. 84-93,1999.

BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. A pesquisa em Psicologia ”“ Análise de métodos e estratégiasna construção de um conhecimento que se pretende científico. In: ROMANELLI, Geraldo; BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes (Orgs.), Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. RibeirãoPreto: Legis Summa, 1998. p. 135-157.

BRASIL. Ministério da Educação ”“ SEESP: Política Nacional de Educação Especial. EducaçãoEspecial: um direito assegurado. Livro 1. 1994.

______. Ministério da Justiça. Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados: Resolução n. 41,D. O. U., n. 199, 1995.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Trad.: S. Costa. Porto Alegre: Artmed, 1997.

CAMPOS, Terezinha Calil Padis. Psicologia hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. SãoPaulo: EPU, 1995.

COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização.Campinas: Cortez, 1992.

CRESWELL, John. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions.London: Sage Publications, 1997.

DALTON, Richard; FORMAN, Mark. Psychiatric hospitalization of school-age children. London:American Psychiatric Press, 1992.

ENUMO, Sonia Regina Fiorim. Deficiência Mental: A problemática formação de professores noEstado de São Paulo. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 12, n. 42, p. 1.225-1.229, 1989.

FONSECA, Eneida Simões. Classe hospitalar no Brasil. In: Congresso ibero-americano deeducação especial, Paraná. Anais, Brasília: Qualidade. v. 2, 1998. p. 323-327.

FONTES, Rejane Sousa; WELLER, Liliana Hochman. Classe hospitalar: não interrompendo oprocesso de escolarização. In: Congresso ibero-americano de educação especial, 3. Paraná. Anais,Brasília: Qualidade, 1998. p. 368-372.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS Retratos da deficiência no Brasil. [On-line] 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2007.

KRIPPENDORF, Khus. Content analysis. Londres: Sage, 1980.

LEE, Carol; SMAGORINSKY, Peter. Constructing meaning through collaborative inquiry. In:______; ______ (Orgs.). Vygotskian Perspectives on literacy research. p. 1-18. Cambridge: CambridgeUniversity Press, 1995.

LINELL, Per. Approaching dialogue. Amsterdam: John Benjamins, 1998.

______. What is dialogism?Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2005.

LUBER, Raymond. Partial hospitalization: a current perspective. New York: Plenum Press, 1979.

MARKOVÀ, Ivana; FOPPA, Klaus. The dynamics of dialogue. London: Harvester Wheatsheaf,1990.

MAYRING, Philipp. Qualitative content analysis. Fórum: Qualitative Social Psychology, Budapest,v. 1, n. 2, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2005.

MEDEIROS, José Gomes; GABARDO, Andréia Ayres. Classe hospitalar: aspectos da relaçãoprofessor-aluno em sala de aula de um hospital. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 67-79,2004.

MENDES, Enicéia Gonçalves; NUNES, Lelia de Paula; FERREIRA, Julio Romero; GLAT,Rosana. Análise das dissertações e teses sobre Educação Especial nas áreas de Educação ePsicologia. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; ALMEIDA, Maria Amélia; OMOTE, Sadao(Orgs.), Colóquios sobre Pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 137-152.

MEY, Günter. Qualitative research and the analysis of processes. Considerations towards a “qualitativeDevelopmental Psychology”. Fórum: Qualitative Social Psychology, Budapest, v. 1, n. 1, p. 1-18.Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2005.

MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. La escuela: un espacio de promoción de salud. PsicologiaEscolar e Desenvolvimento, Campinas, v. 1, n. 1, p. 19-24, 1996.

MYERS, Greg. Análise da conversação e da fala. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. (Orgs.).Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad.: Pedrinho A. Guareschi.Petrópolis: Vozes, 2000. p. 271-292.

RATNER, Carl. Analysing cultural-psychological themes in narrative statements. Forum: QualitativeSocial Research, Budapest, v. 2, n. 3, p. 1-8. Disponível em: .Acesso em: 17 jan. 2005.

RIBEIRO, Julia Cristina Coelho. Significações na escola inclusiva: um estudo sobre as concepçõese práticas de professores envolvidos com a inclusão escolar. Tese (doutorado). Instituto dePsicologia Universidade de Brasília, 2006.

SANTOS, Paulo França. Hospital e escola: a construção do conhecimento sobre a criança deficiente.Dissertação (mestrado). Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 2000.

SILVA, Rosalina Carvalho. A falsa dicotomia qualitativo-quantitativo: Paradigmas que informamnossas práticas de pesquisa. In: ROMANELLI, Geraldo; BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes (Orgs.),Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998. p. 159-174.

VALSINER. Jaan. The promoter sign: developmental transformation within the structure of dialogicalself. Trabalho apresentado no Simpósio Developmental aspects of the dialogical self (HubertHermans, Convener). ISSBD, Gent, Bélgica, jul. 2004.

______; BRANCO, Ângela Uchoa; DANTAS, Cristina. Socialization as co-construction: parentalbelief orientations and heterogeneity of reflection. In: GRUSEC, Joan; KUCZYNSKY, Leon(Orgs.), Parenting and children's internalization of values, New York: Wiley, 1997. p. 283-306.

VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. Fundamentos de defectologia: obras completas. Tomo cinco. Ciudad de La Habana:Editorial Pueblo y Educación, 1995.

______. A formação social da mente. São. Paulo: Martins Fontes, 1998.

VOLOSINOV, Valetin Nicolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

WERTSCH, James. Voces de la mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada.Madrid: Visor, 1993.

Published

2007-06-30

How to Cite

Santos, P., & Barbato, S. (2007). Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Linhas Críticas, 12(23), 245–262. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3322

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.