Narrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito Federal

Autores

  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Fabrício Santos Dias de Abreu Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4307

Palavras-chave:

Narrativa, Memória, Surdez, Bilinguismo

Resumo

O presente trabalho problematiza narrativas de surdos (participantes de atendimento em grupo com enfoque psicoeducacional) sobre seus processos de escolarização. A partir da análise dos dados, destacamos duas categorias analíticas - especificidades da trajetória escolar dos surdos (oralismo X bilinguismo) e sentimentos sobre a escola: contradições discursivas. De modo geral, os dados revelam que: a) as lembranças dos sujeitos sobre o período escolar remetem a um passado oralista, em que a proibição do uso da Língua Brasileira de Sinais marca fortemente as suas experiências institucionais; e b) a escola é um espaço descrito de forma conflitante e excludente.

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Publicado

02.09.2014

Como Citar

Silva, D. N. H., & Abreu, F. S. D. de. (2014). Narrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito Federal. Linhas Crí­ticas, 20(42), 325–344. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4307

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação

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