Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3322Palavras-chave:
Inclusão escolar;, Concepções de professores;, Reabilitação;, Professores hospitaleres;, Distúrbios neuromotoresResumo
Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.
Downloads
Referências
AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência(Em companhia de Hércules). São Paulo:Robe Editorial, 1995.
ASSOCIAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS. Relatório anual das atividades da Rede Sarah deHospitais do Aparelho Locomotor. Brasília: APS, 1998.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad.: Maria Ermantina G. Pereira.São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BALL, Arnetha. Teachers’ developing philosophies on literacy and their use in urban schools. In:LEE, Carol; SMAGORINSKY, Peter (Orgs.). Vygotskian perspectives on literacy research.Cambridge: Cambridge University Press, 1995. . p. 1-18.
BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Migration, memory and exclusion: a study on new identity formationin rural settlements in the Federal District, Brazil. XIII International Oral History Conference.Memory and Globalization, 2004. Anais, Roma. p. 1-7.
______. Dialogical self in narratives: historical multivoicedness, cultural multivoicedness. In: 4thIn ternational Conference for the Dialogical Self, 2006, Braga, Portugal. Anais 4th InternationalSelf. Braga: Universidade do Minho, 2006. v. 1. p. 76-76.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, Alessandra. Soares. A prática pedagógica em uma enfermaria pediátrica: contribuiçõesda classe hospitalar à inclusão desse alunado. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, p. 84-93,1999.
BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. A pesquisa em Psicologia ”“ Análise de métodos e estratégiasna construção de um conhecimento que se pretende científico. In: ROMANELLI, Geraldo; BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes (Orgs.), Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. RibeirãoPreto: Legis Summa, 1998. p. 135-157.
BRASIL. Ministério da Educação ”“ SEESP: Política Nacional de Educação Especial. EducaçãoEspecial: um direito assegurado. Livro 1. 1994.
______. Ministério da Justiça. Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados: Resolução n. 41,D. O. U., n. 199, 1995.
BRUNER, Jerome. Atos de significação. Trad.: S. Costa. Porto Alegre: Artmed, 1997.
CAMPOS, Terezinha Calil Padis. Psicologia hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. SãoPaulo: EPU, 1995.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização.Campinas: Cortez, 1992.
CRESWELL, John. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions.London: Sage Publications, 1997.
DALTON, Richard; FORMAN, Mark. Psychiatric hospitalization of school-age children. London:American Psychiatric Press, 1992.
ENUMO, Sonia Regina Fiorim. Deficiência Mental: A problemática formação de professores noEstado de São Paulo. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 12, n. 42, p. 1.225-1.229, 1989.
FONSECA, Eneida Simões. Classe hospitalar no Brasil. In: Congresso ibero-americano deeducação especial, Paraná. Anais, Brasília: Qualidade. v. 2, 1998. p. 323-327.
FONTES, Rejane Sousa; WELLER, Liliana Hochman. Classe hospitalar: não interrompendo oprocesso de escolarização. In: Congresso ibero-americano de educação especial, 3. Paraná. Anais,Brasília: Qualidade, 1998. p. 368-372.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS Retratos da deficiência no Brasil. [On-line] 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2007.
KRIPPENDORF, Khus. Content analysis. Londres: Sage, 1980.
LEE, Carol; SMAGORINSKY, Peter. Constructing meaning through collaborative inquiry. In:______; ______ (Orgs.). Vygotskian Perspectives on literacy research. p. 1-18. Cambridge: CambridgeUniversity Press, 1995.
LINELL, Per. Approaching dialogue. Amsterdam: John Benjamins, 1998.
______. What is dialogism?Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2005.
LUBER, Raymond. Partial hospitalization: a current perspective. New York: Plenum Press, 1979.
MARKOVÀ, Ivana; FOPPA, Klaus. The dynamics of dialogue. London: Harvester Wheatsheaf,1990.
MAYRING, Philipp. Qualitative content analysis. Fórum: Qualitative Social Psychology, Budapest,v. 1, n. 2, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2005.
MEDEIROS, José Gomes; GABARDO, Andréia Ayres. Classe hospitalar: aspectos da relaçãoprofessor-aluno em sala de aula de um hospital. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 67-79,2004.
MENDES, Enicéia Gonçalves; NUNES, Lelia de Paula; FERREIRA, Julio Romero; GLAT,Rosana. Análise das dissertações e teses sobre Educação Especial nas áreas de Educação ePsicologia. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; ALMEIDA, Maria Amélia; OMOTE, Sadao(Orgs.), Colóquios sobre Pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 137-152.
MEY, Günter. Qualitative research and the analysis of processes. Considerations towards a “qualitativeDevelopmental Psychology”. Fórum: Qualitative Social Psychology, Budapest, v. 1, n. 1, p. 1-18.Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2005.
MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. La escuela: un espacio de promoción de salud. PsicologiaEscolar e Desenvolvimento, Campinas, v. 1, n. 1, p. 19-24, 1996.
MYERS, Greg. Análise da conversação e da fala. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. (Orgs.).Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad.: Pedrinho A. Guareschi.Petrópolis: Vozes, 2000. p. 271-292.
RATNER, Carl. Analysing cultural-psychological themes in narrative statements. Forum: QualitativeSocial Research, Budapest, v. 2, n. 3, p. 1-8. Disponível em: .Acesso em: 17 jan. 2005.
RIBEIRO, Julia Cristina Coelho. Significações na escola inclusiva: um estudo sobre as concepçõese práticas de professores envolvidos com a inclusão escolar. Tese (doutorado). Instituto dePsicologia Universidade de Brasília, 2006.
SANTOS, Paulo França. Hospital e escola: a construção do conhecimento sobre a criança deficiente.Dissertação (mestrado). Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 2000.
SILVA, Rosalina Carvalho. A falsa dicotomia qualitativo-quantitativo: Paradigmas que informamnossas práticas de pesquisa. In: ROMANELLI, Geraldo; BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes (Orgs.),Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998. p. 159-174.
VALSINER. Jaan. The promoter sign: developmental transformation within the structure of dialogicalself. Trabalho apresentado no Simpósio Developmental aspects of the dialogical self (HubertHermans, Convener). ISSBD, Gent, Bélgica, jul. 2004.
______; BRANCO, Ângela Uchoa; DANTAS, Cristina. Socialization as co-construction: parentalbelief orientations and heterogeneity of reflection. In: GRUSEC, Joan; KUCZYNSKY, Leon(Orgs.), Parenting and children's internalization of values, New York: Wiley, 1997. p. 283-306.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
______. Fundamentos de defectologia: obras completas. Tomo cinco. Ciudad de La Habana:Editorial Pueblo y Educación, 1995.
______. A formação social da mente. São. Paulo: Martins Fontes, 1998.
VOLOSINOV, Valetin Nicolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
WERTSCH, James. Voces de la mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada.Madrid: Visor, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.