Educação em saúde
abordagem do tema drogas em livros didáticos de biologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202137140Palavras-chave:
Drogas, Educação em Saúde, Livro DidáticoResumo
Objetivamos analisar a forma como o tema drogas é abordado em livros didáticos de biologia. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza o referencial da análise de conteúdo. A partir da análise, percebemos que a maioria dos trechos analisados é de abordagem biomédica, com apenas um de abordagem comportamental e dois de abordagem socioecológica. Também foram identificados trechos que contêm mais de uma abordagem, além de um erro conceitual relacionado à caracterização de uma espécie de fungo. Destacamos a importância de uma ampliação de abordagens para os temas saúde e drogas nos livros didáticos não se restringindo aos efeitos negativos e aos processos de adoecimento do corpo.
Downloads
Referências
Amabis, J. M., & Martho, G. R. (2016a). Biologia Moderna (Vol. 1). Moderna.
Amabis, J. M., & Martho, G. R. (2016b). Biologia Moderna (Vol. 2). Moderna.
Amabis, J. M., & Martho, G. R. (2016c). Biologia Moderna (Vol. 3). Moderna.
Ayres, J. R. C. M. (2002). Práticas educativas e prevenção de HIV/Aids: lições aprendidas e desafios atuais. Revista Interface, Comunicação e Saúde, 6(11), 12-24. https://doi.org/10.1590/S141432832002000200002
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Brasil. (1824). Constituição Política do Império do Brasil. Conselho de Estado. O Imperador D. Pedro I. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
Brasil. (2006). Lei 11.343 de 23 de agosto de 2006 (Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad). Presidência da República. Casa Civil. Secretaria Geral. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm
Brasil. (2008). Lei 11.705 de 19 de junho de 2008 (Altera a Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro’, e a Lei n° 9.294, de 15 de julho de 1996). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11705.htm
Brasil. (2012). Álcool e Outras Drogas. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alcool_outras_drogas.pdf
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Flick, U. (2013). Introdução à Metodologia da Pesquisa: um guia para iniciantes. Penso.
Foucault, M. (2003). The Birth of the Clinic: an archaeology of medical perception. Routledge.
Gaarder, J. (2003). O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Cia. das Letras.
Hoppe, T. R. G., & Araújo, L. E. B. (2012). Contaminação do meio ambiente pelo descarte inadequado de medicamentos vencidos ou não utilizados. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1248-1262. https://doi.org/10.5902/223613084627
Labate, B. C., Goulart, S., Fiore, M., Macrae, E., & Carneiro, H. (orgs.). (2008). Drogas e Cultura: novas perspectivas. Editora da Universidade Federal da Bahia.
Lima, E. H. (2013). Educação em Saúde e uso de Drogas: um estudo acerca da representação da droga para jovens em cumprimento de medidas educativas. [Tese de doutorado, Fundação Oswaldo Cruz]. Repositório Institucional da Fiocruz - ARCA. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7244
Martins, L. (2017). Abordagens da Saúde em Livros Didáticos de Biologia: Análise crítica e proposta de mudança. [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional UFBA. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22536
Mcculloch, G. (2004) Documentary Research in Education, History and the Social Sciences. Routledge.
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine (NASEM). (2016). Science Literacy: Concepts, Contexts, and Consequences. The National Academies Press. https://www.nap.edu/read/23595/chapter/1
Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). Constitution of the World Health Organization. https://apps.who.int/gb/bd/pdf_files/BD_49th-en.pdf
Pietrocola, M., & Souza, C. R. de (2019). A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica. Revista Linhas Críticas, 25, 56-73. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19844
Pinheiro, B. C. S. (2019). Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 329-344. https://doi.org/10.28976/19842686rbpec2019u329344
Platão. (2013). A República (3ª ed.). Martin Claret.
Spencer, J. T. (2012). An Introduction to Forensic Science: the science of criminalistics. University of Syracuse.
Tamer, S. V. (2005). Direitos humanos: criminalidade, segurança pública, desigualdade social. Plamar.
Teodoro, D. A., Gregório, E. S., Malafaia, G., Castro, E. O. & Castro, A. L. S. (2017). Abordagem dos Livros Didáticos de Biologia Sobre Drogas. Multi-Science Journal, 1(9), 33-40. https://doi.org/10.33837/msj.v1i9.441
Zorzanelli, R. T., & Cruz, M. G. A. (2018). O conceito de medicalização em Michel Foucault na década de 1970. Revista Interface, Comunicação, Saúde e Educação, 22(66), 721-731. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0194
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Felipe Moreira Reis, Mariana Guelero do Valle, Premma Hary Mendes Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.