Educação em saúde

abordagem do tema drogas em livros didáticos de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137140

Palavras-chave:

Drogas, Educação em Saúde, Livro Didático

Resumo

Objetivamos analisar a forma como o tema drogas é abordado em livros didáticos de biologia. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza o referencial da análise de conteúdo. A partir da análise, percebemos que a maioria dos trechos analisados é de abordagem biomédica, com apenas um de abordagem comportamental e dois de abordagem socioecológica. Também foram identificados trechos que contêm mais de uma abordagem, além de um erro conceitual relacionado à caracterização de uma espécie de fungo. Destacamos a importância de uma ampliação de abordagens para os temas saúde e drogas nos livros didáticos não se restringindo aos efeitos negativos e aos processos de adoecimento do corpo.

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Biografia do Autor

André Felipe Moreira Reis, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - GPECBio/UFMA. E-mail: andremoreirar94@gmail.com

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2014). Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - GPECBio/UFMA. E-mail: mariana.valle@ufma.br

Premma Hary Mendes Silva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - GPECBio/UFMA. E-mail: premmahary10@gmail.com 

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Moreira Reis, A. F., Guelero do Valle, M., & Mendes Silva, P. H. (2021). Educação em saúde: abordagem do tema drogas em livros didáticos de biologia. Linhas Crí­ticas, 27, e37140. https://doi.org/10.26512/lc27202137140