Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual

Autores

  • Heloiza Barbosa Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Palavras-chave:

Diagnóstico, Fracasso escolar, Educação especial

Resumo

Este artigo enfoca a problemática da máxi-representação de crianças pobres em programas de educação especial e o previsível fracasso escolar dessas mesmas crianças. Diante das variáveis de “diagnóstico”, “prevenção” e “tratamento” torna-se impossível não visualizar a crescente problemática de assegurar uma educação de qualidade para todos, independentemente dos fatores sócio-econômicos e das características físicas, motoras, emocionais e sensoriais de cada indivíduo. A vulnerabilidade educacional ao fracasso escolar das crianças vindas dos extratos menos favorecidos da população, como também das crianças com necessidades de respostas educacionais adequadas para a sua aprendizagem, evidencia a extrema urgência de um escrutínio das práticas pedagógicas que ocorrem nas salas de aula, como também das práticas relacionadas ao diagnóstico e encaminhamento ao ensino especial. Para atingir esse objetivo, o presente artigo também discute o conceito de “deficiência” enquanto um constructo social.

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Biografia do Autor

Heloiza Barbosa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora da área de Educação Especial da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.

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Publicado

30.04.2000

Como Citar

Barbosa, H. (2000). Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual. Linhas Crí­ticas, 6(10), 121–138. https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Edição

Seção

Artigos

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