Práticas Curriculares na formação profissional

Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19421

Palavras-chave:

Práticas curriculares, Narrativa, Transgressão

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método. São focalizadas práticas curriculares compreendidas como forma de transgressão, à medida que retratam experiências daqueles que nas brechas de suas memórias ressignificam imagens de diferentes tempos e lugares. A narrativa encontra-se intimamente relacionada ao ato de rememorar, a possibilidade de ressignificação da própria experiência através das memórias cheias de significados, sentimentos e sonhos. O narrador benjaminiano traz consigo a característica do saber aconselhar, o que torna a experiência vivida significativa, sendo este aconselhamento entendido menos como uma forma de saber responder perguntas, mas em dar sugestões. As mônadas, noção derivada da obra de Benjamin, são fragmentos de histórias que juntas narram a conjuntura de tempos e lugares. São ouvido/as professore/as no sentido de adensar suas experiências na produção de currículos em espaços escolares. Como conclusão, o artigo apresenta a possibilidade de se compreender as narrativas como expressão de práticas curriculares transgressoras que reinventam o cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Maria Inês Petrucci-Rosa, Universidade de Campinas

Maria Inês Petrucci-Rosa Livre-Docente em Educação Escolar e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora associada do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. É bolsista Produtividade CNPq, nível 2, coordenadora do Grupo de Estudos em Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa) e membro do Grupo de Pesquisas em Ciência e Ensino (GePCe), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. É pesquisadora orientadora nos Programas de Pós Graduação em Educação e no Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP. Em 2015, desenvolveu estágio de pesquisa na Universidade de Brighton, sob a supervisão do prof. Ivor F. Goodson, com quem produziu alguns trabalhos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Currículo e de Ensino de Ciências, com temáticas relacionadas a produções e práticas curriculares em contexto escolar.

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Petrucci-Rosa, M. I. (2018). Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19421

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

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