Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva

Autores

  • Renato Dagnino Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549

Palavras-chave:

Estudos sobre ciência tecnologia, Sociedade, Ensino de pós-graduação, Inclusão social, Economia solidária, Adequação sociotécnica

Resumo

O êxito das políticas de inclusão social explicitará necessidades materiais cuja satisfação vai demandar soluções tecnocientíficas originais para produção de bens e serviços em quantidade e qualidade inusitadas. Políticas públicas de natureza singular, explorando a organização do trabalho na sua produção e circulação, mediante pesquisa e disseminação de conhecimento tecnocientífico original, precisarão ser elaboradas para transformar a inclusão social numa rota alternativa de desenvolvimento. A proposta da Adequação Sociotécnica de reprojetamento da tecnologia convencional (operadas por empresas) e de desenvolvimento de tecnologia social é um vetor cognitivo para o enfrentamento desse desafio. Ele requer profissionais que o curso de pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se está propondo deverá formar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Dagnino, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro e estudou ciências humanas e economia no Chile e no Brasil, onde se doutorou. Realizou pós-doutorado na Universidade de Sussex, Inglaterra. É professor titular na Universidade Estadual de Campinas. 

Referências

BIJKER, Wiebe. Of bicycles, bakelites, and bulbs: toward a theory of sociotechnical change. Massachusetts: The MIT Press, 1995.

BIJKER, Wiebe; HUGHES, Thomas; PINCH, Trevor. The social construction of technological systems. Massachusetts: The MIT Press, 1989.

BLOOR, David. Knowledge and Social Imagery, 2ndedn. Chicago: University of Chicago Press, 1991/1976.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010) Censo Nacional.: Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20 maio 2014.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica e Social. Comunicado do Ipea no. 111. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/comunicado/110915_comunicadoipea111.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.

BRASIL. MCTI ”“ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Plano de Ação 2007”“2010. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0021/21439.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.

DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociencia. Campinas: Editora Unicamp, 2008.

_______Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. Eduepb e Insular. Florianópolis, 2014.

_______.Trabalho para orientação do Painel Sociedade do Conhecimento e Educação Superior do Fórum Latino-americano de Educação Superior. Foz do Iguaçu, 17 a 18 de novembro de 2014a.

DAGNINO, Renato; THOMAS, Hernan; DAVYT, Amilcar. El pensamiento en Ciencia, tecnología y sociedad en América Latina: una interpretación política de su trayectoria, REDES, v.3, n.7. 1996.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002.

HERRERA, Amilcar ‘Los determinantes sociales de la política científica em América Latina. Política científica explícita y política científica implícita’. In: SABATO, Jorge. El pensamiento latinoamericano en la problemática ciencia ”“ tecnologia ”“ desarrollo ”“ dependencia. Buenos Aires: Paidós, 1975.

LEWIS, William Arthur. The theory of economic growth. London: Taylor and Francis, 2003.

ROSTOW, Walt Whitman. The stages of economic growth: a non-communist manifesto. Cambridge University Press, 1960.

Downloads

Publicado

31.10.2015

Como Citar

Dagnino, R. (2015). Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva. Linhas Crí­ticas, 21(45), 339–355. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.