Democratização e mudanças práticas na gestão escolar

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3692

Palavras-chave:

Democratização da gestão, Direção escolar, Autonomia

Resumo

Este artigo discute o processo de democratização da gestão em Mossoró/RN, com evidência nas mudanças ocorridas na prática do diretor escolar após processo seletivo para assumir o cargo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários aos profissionais atuantes nos estabelecimentos de ensino: diretores, vice-diretores, supervisores e professores. Os resultados revelam que os diretores são bem avaliados nos seguintes quesitos: permanência e presença na escola, comprometimento com as questões pedagógicas, responsabilidade pela educação pública. Contudo, a democratização da gestão permanece insuficiente para desenvolver a independência e a autonomia dos diretores frente ao sistema, demonstrando que a gestão democratizada precisa ser aperfeiçoada em suas bases teóricas e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Arilene Medeiros possui doutorado em Educação pela UFSCar. Professora do Departamento de Educação da UERN. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade. Principais publicações: Administração Educacional e Racionalidade: Desafios Pedagógicos (Editora UNIJUI, 2007); Conselho Escolar: Mecanismo de Democratização ou Burocratização (Educação UNISINOS, 2008); Formação do Gestor Escolar no Contexto do Desenvolvimento das Teorias Curriculares (Educação em Questão, 2006).

Referências

BARROSO, João. O estudo da escola. Porto: Porto, 1996.

BRASIL. Constituição de 1988. 2. ed. República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, CentroGráfico, 1988. 232 p.

BRASIL. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. 2001. Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2001.

CABRAL NETO, Antônio; SILVA, Tatiane Campelo. Projeto Político-Pedagógico como mecanismo deautonomia escola. Revista Gestão em Ação, Salvador, v.7, n.1, p.7-23, jan./abr. 2004.

FARIAS, Francisco Pereira. Clientelismo e democracia capitalista: elementos para uma abordagemalternativa. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 15, p. 49-65, nov. 2000.

FORMIGA, Maria das Graças Freire. O Administrativo e o pedagógico na gestão escolar. Dissertação(Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. SãoBernardo do Campo. 2007.

HABERMAS, Jürgen. A crise de legitimação do capitalismo tardio. Tradução de Vamireh Chacon. 3. ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; SOUSA, Allan Solano. Democratização do acesso ao cargo dediretor nas escolas públicas municipais de Mossoró ”“ RN: proposições e discursos do sistema. In: XVIIIENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 18, 2007, Maceió. Anais... Maceió:EdUFAL, 2007. p. 1-11.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Administração Educacional e racionalidade: o desafio pedagógico.Ijuí: Editora da UNIJUÃ, 2007b.

MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira.Campinas: Faculdade de Educação, UNICAMP, 2000.

PREFEITURA MUNICIAL DE MOSSORÓ. Lei nº 1.827/2003, de 29 de agosto de 2993. Estabelece o Programa de Manutenção das Escolas Municipais, dando autonomia financeira à s escolas. Mossoró,RN, Palácio da Resistência.

_____. Lei nº 1.855/2003, de 27 de novembro de 2003. Estabelece a Gestão Democrática do ensino público da Rede Municipal, com foco na autonomia pedagógica e administrativa das escolas. Mossoró, RN, Palácio da Resistência.

_____. Lei no 1.856/2003, de 27 de novembro de 2003. Institui as normas para o processo de seleção para o cargo de diretor. Mossoró, RN, Palácio da Resistência.

SAES, Décio. República do Capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social.São Paulo: Boitempo, 2007.

_____. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. São Paulo: Civilização Brasileira, 2002.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Medeiros, A. M. S. de. (2011). Democratização e mudanças práticas na gestão escolar. Linhas Crí­ticas, 17(32), 137–150. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3692

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.