Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Faculdade de Educação - UERN

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3249

Palavras-chave:

Racionalidade administrativa;, Regimento escolar;, Conselho escolar;, Projeto

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar, à luz da teoria da ação comunicativa, uma proposição crítica de racionalidade administrativa para a educação, que possa consolidar-se em parâmetros democráticos e emancipatórios, como forma de reestruturação organizacional interna da escola. Esta proposição enfrenta dificuldades que merecem ser devidamente analisadas, para não assumir uma dimensão simplesmente utópica, sem a menor repercussão prática no cotidiano da escola. As dificuldades político-institucionais refletem a relação que se estabelece entre o Estado e a administração escolar. As dificuldades organizacionais dizem respeito ao funcionamento da escola por meio do Regimento Escolar, Conselho Escolar e Projeto Político-Pedagógico. Com esta análise, pretende-se demonstrar que a administração escolar reflete uma tensão entre as políticas e as práticas, entre o externo e o interno, possibilitando alterações e inovações na escola.

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Biografia do Autor

Arilene Maria Soares de Medeiros, Faculdade de Educação - UERN

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2002). Professora  da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 

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Publicado

31.03.2006

Como Citar

Medeiros, A. M. S. de. (2006). Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa. Linhas Crí­ticas, 11(21), 241–254. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3249

Edição

Seção

Artigos