Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137018

Palavras-chave:

Livro didático, Gêneros orais, Letramento crítico

Resumo

Este estudo objetiva analisar duas propostas de produção de gêneros orais em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, com base em Bakhtin (2019) e Schneuwly e Dolz (2011). Observou-se o favorecimento para o letramento crítico sob a ótica de Freire (2019), Street (2014) e Soares (2009). Justificamos a investigação do livro didático e apontamos a relevância de pesquisas sobre os gêneros orais e suas vinculações com o letramento crítico. É uma análise de conteúdo documental com enfoque quanti-qualitativo e interpretativista. Os dados mostram a ocorrência de um baixo percentual destas propostas, contudo o estudo sinaliza a contribuição para o letramento crítico do estudante.

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Biografia do Autor

Érica Yamauchi Torres, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2020). Orientadora Educacional do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás. Membro do grupo de pesquisa Lupa. E-mail: ericayt@hotmail.com

Sílvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Jataí, Brasil

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professor titular da Universidade Federal de Jataí. E-mail: shivonda@gmail.com

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Publicado

28.07.2021

Como Citar

Yamauchi Torres, Érica, & Ribeiro da Silva, S. . (2021). Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza. Linhas Crí­ticas, 27, e37018. https://doi.org/10.26512/lc27202137018

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