Matemática e a inclusão do outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21854

Palavras-chave:

Matemática, Habermas, Ensino, Prática Social, Inclusão

Resumo

Este texto se firma na necessidade de discutir a matemática escolar, como prática social, por um viés inclusivo em oposição a um caráter técnico e segregacionista que, por vezes, parece se apresentar nas salas de aula. Perseguindo os pressupostos habermasianos da Teoria da Inclusão do Outro, propomos uma reflexão desse tema, inicialmente, com um item introdutório sobre o caráter excludente do ensino de matemática escolar, apresentando, a seguir, a matemática entendida como prática social; o pensamento habermasiano, finalizando com a possibilidade de pensar o ensino de matemática como Inclusão do Outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação para a Ciência, mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) ”“ professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Soltera (FEIS) da UNESP, vinculada como docente permanente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP), líder do “Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)”.

 

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em educação e pedagogo pela Universidade de Brasília (UnB) ”“ professor do Departamento de Biologia e Zootecnia da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Soltera (FEIS) da UNESP, vinculado como docente permanente aos Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (ambos da UNESP), líder do “Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)”.

Referências

Araújo, C. S. (2016). Todos os nomes: Jürgen Habermas e o uso do nome social no estado de Goiás. Fragmentos de Cultura, 26, 93-101.

Durkheim, E. (2004). Da divisão do trabalho social. (E. Brandão, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Obra oginal publicada em 1893).

Dutchazky, S., & Skliar, C. (2000). La diversidad bajo sospecha. Reflexiones sobre los discursos de Ia diversidad y sus implicancias educativas. Cuaderno de Pedagogía, 4 (7), 33-54.

Fernandes, P. (2011). O currículo do Ensino Básico em Portugal: políticas, perspectivas e desafios. Porto: Porto Editora.

Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Freitas, C. N., & Coura, A. C. (2014). A teoria habermasiana de inclusão do outro e a internação compulsória. In: J. A. de Oliveira Jr., R. Tramontina & A. L. C. Santos (Orgs). Filosofia do direito I. Florianópolis: CONPEDI, 432-446.

Gilli Martins, J. C. (2005). Sobre revoluções científicas na Matemática. Tese de doutorado, UNESP- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Habermas, J. (1987). Teoría y praxis: estudios de filosofía social. Madrid: Tecnos.

Habermas, J. (1988). Teoria de la acción comunicativa: racionalidad de laacción y racionalización social. Madri: Taurus, 1988.

Habermas, J. (1989). Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Habermas, J. (1991). Comentários à ética do discurso. Lisboa: Instituto Piaget.

Habermas, J. (1997). Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Habermas, J. (2002). A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola.

Habermas, J. (2005). Facticidad y validez: sobre el derecho y el Estado democrático de derecho en términos de teoría del discurso. 4a ed. Madrid: Trotta.

Habermas, J. (2009). Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70.

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.

Matos, J. F. L. (1999). Aprendizagem e prática social. Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália. Actas da Escola de Verão–1999, 65 – 92.

Miguel, A., Garnica, A. V. M., Igliori, S. B. C., & D’ambrosio, U. (2004). A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, 27, 70-93.

Peralta, D. A. (2012). Formação continuada de professores de matemática em contexto de reforma curricular: contribuições da Teoria da Ação Comunicativa. Tese de doutorado, UNESP- Faculdade de Ciências, Bauru, São Paulo, Brasil.

Santos Fernandes, F. A. (2016). Educação Matemática Muda. Boletim de Educação Matemática, 30(55), 308 – 324.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. (2009). Matrizes de referência para a avaliação SARESP: documento básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2009.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. (2017). Resultados de Matemática. SARESP em Revista, 1. http://saresp.vunesp.com.br/resultadosgeralmat.html

Sena, I. J. (2015). Queixa escolar e adolescência: sentidos construídos em contexto de vulnerabilidade social em Camaçari-Bahia. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFBA - Instituto de Psicologia. Salvador.

Skovsmose, O. (2007). Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo, SP: Editora Cortez.

Viola Dos Santos, J. R. (2012). Legitimidades possíveis para a formação matemática de professores de matemática (ou: assim falaram Zaratustras: uma tese para todos e para ninguém). Tese de doutorado, UNESP - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

27.02.2019

Como Citar

Peralta, D. A., & Gonçalves, H. J. L. (2019). Matemática e a inclusão do outro. Linhas Crí­ticas, 25, e21854. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21854

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.