Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores

Autores

  • Paulo Santos Professor Hospitalar, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador - BA - Brasil
  • Silviane Barbato Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3322

Palavras-chave:

Inclusão escolar;, Concepções de professores;, Reabilitação;, Professores hospitaleres;, Distúrbios neuromotores

Resumo

Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.

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Biografia do Autor

Paulo Santos, Professor Hospitalar, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador - BA - Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). Professor Hospitalar, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador - BA - Brasil

Silviane Barbato, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997). Professora Adjunto III, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília - DF - Brasil

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Publicado

30.06.2007

Como Citar

Santos, P., & Barbato, S. (2007). Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Linhas Crí­ticas, 12(23), 245–262. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3322

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