Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática

Autores

  • Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
  • Sandra Francesca Conte de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2758

Palavras-chave:

Psicologia da educação;, Formação continuada de professores;, Ensino à distância;, Projeto Pró-Ciências;, Universidade Aberta do Distrito Federal

Resumo

Em 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis.

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Publicado

31.12.1999

Como Citar

Almeida, I. M. M. Z. P. de, & Almeida, S. F. C. de. (1999). Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática. Linhas Crí­ticas, 5(9), 103–118. https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2758

Edição

Seção

Artigos