O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28636Palavras-chave:
Literatura, Paratextos, MediaçãoResumo
Considerando que um livro é formado por texto e paratextos e que a interação com ambos qualifica a leitura, pretende-se investigar como os paratextos verbais biografia e sinopse são apresentados na obra literária infantil. Foram utilizadas três obras do PNBE 2014: A princesa desejosa, de Cristina Biazetto, Pedro Noite, de Caio Riter, A velinha e o porco, de Rosinha. A análise das obras considerou a formação dos paratextos citados, levando em conta as suas características, como, por exemplo, a linguagem e os receptores a quem são direcionados. Os dados apontam para a relevância de atentar para dados presentes em paratextos em processos de mediação das obras literárias.
Downloads
Referências
Barbosa, R. C. B., & Frade, I. C. A. S. (2012). Diferentes versões, diferentes paratextos? Análise da obra “O Menino Poeta”. In III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Porto Alegre, Brasil: PUCRS.
Biazetto, C. (2012). A princesa desejosa. Projeto.
Bourdieu, P. (2006). A ilusão biográfica. In: Amado, J. e Ferreira, M.M. Usos e abusos da história oral (8a. ed.). FGV.
Genette, G. (2009). Paratextos editoriais. Ateliê.
Miguez, F. (2000). Nas Arte - Manhas do imaginário infantil: O lugar da literatura na sala de aula. Editora Zeus.
Moraes, M. C. (2004). Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Vozes.
Paiva, S. C. F., Santos, D. C. L. (n.d). Literatura infantil e a formação do professor formador de leitores. EDIPUCRS.
Ramos, F., & Panozzo, N. (2005). Acesso a embalagem do livro infantil. Perspectiva, 23(1), 115-130. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9734
Riter, C. (2011). Pedro Noite. Biruta.
Rosinha. (2012). A velhinha e o porco. Editora do Brasil.
Sagrilo, S. G. (2007). Estética da recepção e sociologia da leitura: Uma obra, vários olhares. http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_literarios/pdf_literario/106.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Flávia Brocchetto Ramos, Júlia Duarte Schenkel, Eliana Rela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
