O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28636

Palavras-chave:

Literatura, Paratextos, Mediação

Resumo

Considerando que um livro é formado por texto e paratextos e que a interação com ambos qualifica a leitura, pretende-se investigar como os paratextos verbais biografia e sinopse são apresentados na obra literária infantil. Foram utilizadas três obras do PNBE 2014: A princesa desejosa, de Cristina Biazetto, Pedro Noite, de Caio Riter, A velinha e o porco, de Rosinha. A análise das obras considerou a formação dos paratextos citados, levando em conta as suas características, como, por exemplo, a linguagem e os receptores a quem são direcionados. Os dados apontam para a relevância de atentar para dados presentes em paratextos em processos de mediação das obras literárias.

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Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Pesquisadora CNPq. Doutora em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura. E-mail: ramos.fb@gmail.com

Júlia Duarte Schenkel, Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ao longo da graduação, atuou como bolsista de iniciação científica (PROBIC-FAPERG) sob orientação da professora Dra. Flávia Brocchetto Ramos, participando dos projetos: Leitor do PNBE 2014: do papel à mediação; Mediação de leitura literária: análise de instâncias paratextuais em obras selecionadas pelo PNBE e Práticas educativas: leitura em perspectiva plural. E-mail: jdschenkel@ucs.br

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul, Brasil

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. É docente na Universidade de Caxias do Sul. É docente permanente no PPG Profissional em História e no PPGEDU/UCS. Coordena pesquisas nas áreas de História da Educação; linguagens no ensino de História. Coordenadora do grupo de pesquisa CONECTIVIDADE. E-mail: erela@ucs.br

Referências

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Publicado

19.08.2020

Como Citar

Brocchetto Ramos, F., Duarte Schenkel, J., & Rela, E. (2020). O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis. Linhas Crí­ticas, 26, e28636. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28636

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