Reverberações do ensino remoto de emergência no Brasil: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202555876

Palavras-chave:

Covid-19, Educação básica, Exclusão digital, Ensino Remoto Emergencial, Educação

Resumo

O artigo discute os problemas causados pelo ensino remoto durante a pandemia (2020-2021). O objetivo é compreender as condições para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial para alunos do ensino fundamental e médio matriculados em escolas públicas de Fortaleza, Brasil, sob a perspectiva dos diretores de escola. Foi realizada uma pesquisa exploratória de corte transversal com uma amostra de 172 diretores, que responderam a uma pesquisa, analisada a partir da literatura publicada. Foram demonstradas altas taxas de evasão escolar, exclusão digital e inadequação das tecnologias usadas no ensino. Os países latino-americanos enfrentam desafios educacionais semelhantes aos do Brasil, mas implementaram diferentes metodologias educacionais que podem favorecer a educação pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. E-mail: crisfisio@gmail.com

Jociana Cavalcante Silva Maciel, Secretaria Municipal de Educação, Itaitinga, CE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Professora da rede pública de Itatinga. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Avaliação Educacional. E-mail: jocyanaef1@gmail.com

Miriam Viviane Baron, Instituto Interdisciplinar de Educação, Ciência e Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2022). Coordenadora científica do Instituto Interdisciplinar de Educação, Ciência e Saúde. Membro do Grupo de Referência em Estomaterapia. Líder de grupo de pesquisa do IIECS. E-mail: miriambaron9@gmail.com

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2024). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho. Membro do grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/PB) e do Grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. E-mail: pbvanusa@gmail.com

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). Professora do Centro de Educação e do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. E-mail: lia_fialho@yahoo.com.br

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Publicado

10.07.2025

Como Citar

Brandenburg, C., Maciel, J. C. S., Baron, M. V., Neves, V. N. S., & Fialho, L. M. F. (2025). Reverberações do ensino remoto de emergência no Brasil: um estudo de caso. Linhas Crí­ticas, 31, e55876. https://doi.org/10.26512/lc31202555876

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