Matemática e a inclusão do outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21854

Palavras-chave:

Matemática, Habermas, Ensino, Prática Social, Inclusão

Resumo

Este texto se firma na necessidade de discutir a matemática escolar, como prática social, por um viés inclusivo em oposição a um caráter técnico e segregacionista que, por vezes, parece se apresentar nas salas de aula. Perseguindo os pressupostos habermasianos da Teoria da Inclusão do Outro, propomos uma reflexão desse tema, inicialmente, com um item introdutório sobre o caráter excludente do ensino de matemática escolar, apresentando, a seguir, a matemática entendida como prática social; o pensamento habermasiano, finalizando com a possibilidade de pensar o ensino de matemática como Inclusão do Outro.

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Biografia do Autor

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação para a Ciência, mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) ”“ professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Soltera (FEIS) da UNESP, vinculada como docente permanente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP), líder do “Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)”.

 

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em educação e pedagogo pela Universidade de Brasília (UnB) ”“ professor do Departamento de Biologia e Zootecnia da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Soltera (FEIS) da UNESP, vinculado como docente permanente aos Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (ambos da UNESP), líder do “Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)”.

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Publicado

27.02.2019

Como Citar

Peralta, D. A., & Gonçalves, H. J. L. (2019). Matemática e a inclusão do outro. Linhas Crí­ticas, 25, e21854. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21854

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática