Adaptações tecnológicas para alunos com necessidades educativas especiais

Autores

  • Paloma Antón Ares Universidade Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3720

Palavras-chave:

Capacidades diferentes, Adaptações tecnológicas, Legislação e inclusão socioeducativa, Tecnologias acessíveis

Resumo

As inovações tecnológicas facilitam a comunicação, conectando as pessoas com os parceiros de um extremo a outro do planeta. Esta realidade oferece possibilidades que nos levam à adoção de novos padrões de colaboração em ambientes de ensino, pesquisa ou de interação social. Aliado a isso, é necessário atentar para o fato de que a tecnologia pode se tornar uma ferramenta pedagógica de formação e integração, mas, ao mesmo tempo, corre risco de ser um elemento de exclusão de um importante grupo: as pessoas que, por várias razões, têm necessidades diferentes de usá-los. Para evitar que isso aconteça, deve-se defender um design acessível e unir esforços para informar, educar e investigar, a fim de dispor de recursos que permitam e incentivem o uso das tecnologias da informação e comunicação por pessoas com deficiência ou capacidades diferenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Antón Ares, Universidade Complutense de Madrid

Doutora em Ciências da Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid, coordenadora do Programa de Doutorado, de cursos do Cnice-MEC e do Mestrado Internacional “Atenção Educativa à Diversidade”. Publicação recente: Programas y Apoyos Técnicos para favorecer la accesibilidad a la Universidad (Revista de Innovación Educativa, vol 10, n. 11 Guadalajara ”“ México, 2010).  

Referências

ANTÓN ARES, P. Herramientas y Apoyos en la Enseñanza Superior. In: ALONSO Catalina; GALLEGO,Domingo. Hacia la WEB 3.0. Madrid: Anaya, 2009. p. 89-104.

CEAPAT. Ajudas técnicas/produtos de apoio.Centro de Referencia Estatal de Autonomía Personal yAyudas Técnicas. Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad. Madrid, 2010. Disponível em:<http://www.ceapat.es/ceapat_01/el_ceapat/index.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.

COMISSÃO EUROPEA. Elevar los niveles de empleo de las personas con discapacidad - el desafíocomún,Documento elaborado por la Comisión Europea 1998. Disponivel em: <http://europa.eu.int/comm/employment_social/soc-rot/disable/sec1550/sec155en.pdf>. Acesso em: 02 out. 2010.

COMISIÓN EUROPEA. E-Europa. Accesibilidad de los sitios Web públicos y de su contenido. 2002. Disponivel em: <http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2001:0529:fin:es:pdf>.Acesso em: 02 out. 2010.

ONU. Declaración de los Derechos Humanos.Asamblea General de las Naciones Unidas. Arts.1, 2, 7e 26. 1948. Disponível em: <http://www.un.org/spanish/aboutun/hrights.htm>. Acesso: 05 nov. 2010.

ONU. Declaración de los Derechos de las Personas con Discapacidad Asamblea General 3447(XXX) 1975. Disponível em: <http://www.unhchr.ch/spanish/html/menu3/b/72_sp.htm>. Acesso em: 05 nov. 2010.

ONU. Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales. Alto Comisionado para losDerechos Humanos. Ginebra. OHCHR-UNOG 1976. Disponível em: <http://www.unhchr.ch/spanish/html/menu3/b/a_cescr_sp.htm>. Acesso em: 03 out. 2010.

ONU. Pacto Internacional de los Derechos Civiles y Políticos, adoptado por la Asamblea General delas Naciones Unidas mediante resolución 2200ª(XXI) de 16 de diciembre de 1966, con entrada en vigorel 23 de marzo de 1976. Disponível em: <http://www.unhchr.ch/spanish/html/menu3/b/a_ccpr_sp.htm>.Acesso em: 03 out. 2010.

ONU. Programa de Acción Mundial para los Impedidos. 1982. Disponível em: <http://www.un.org/esa/socdev/enable/diswps00.htm>. Acesso em: 19 out. 2010.

ONU. División de Política Social y Desarrollo, Departamento de Asuntos Económicos y Sociales,Naciones Unidas: Recopilación de normas internacionales relativas a la discapacidad (borrador), 1988.Disponível em: <http://www.un.org/esa/socdev/discns00.htm>. Acesso em: 20 out. 2010.

ONU. Convención de las Naciones Unidas sobre los Derechos de los Niños en 1990. Arts. 28 y 29.1989.Disponível em: <http://www.unicef.es/infancia/derechos-del-nino/convencion-derechos-nino>.Acesso em: 15 set. 2010.

ONU. Normas Uniformes sobre la igualdad de oportunidades para las personas con Discapacidad.1994. Disponível em: <http://daccessdds.un.org/doc/UNDOC/GEN/N94/119/99/PDF/N9411999.pdf?OpenElement>. Acesso em: 19 out. 2010.

ONU. Declaración de Viena y Programa de Acción, (A/CONF.157/23),adoptado por la ConferenciaMundial sobre Derechos Humanos el 25 de junio de 1993. Disponível em: <http://www.unhchr.ch/html/menu5/d/vienna.htm>. Acesso em: 15 jan. 2011.

ONU. Declaración de Beijing y Plataforma de Acción.Informe de la Cuarta Conferencia Mundial sobrela Mujer (A/CONF.177/20), Naciones Unidas, Nueva York, 1995. Disponível em: <http://www.un.org/womenwatch/daw/beijing/platform>. Acesso em: 15 jan. 2011.

ONU. Declaración de Copenhague y Programa de Acción, Informe de la Cumbre Mundial de DesarrolloSocial (A/CONF.166/9), Naciones Unidas, Nueva York, 1995 Disponível em:<http://www.un.org/esa/socdev/wssdco-0.htm>. Acesso em: 15 jan. 2011.

ONU. Informe del Secretario General: Revisión y evaluación del Programa de Acción Mundial para lasPersonas con Discapacidad (A/52/351),16 de septiembre de 1997. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.

ONU Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad.2007. Disponível em: <http://www.un.org/spanish/disabilities/convention/>. Acesso em: 23 ago. 2010.

ONU. Programa de Acción Mundial para las Personas con Discapacidad y la Convención sobre losderechos de las personas con discapacidad A/64/180. Asamblea General 27 de julio de 2009. Disponívelem: <http://www.un.org/spanish/disabilities/default.asp?id=1555>. Acesso em: 23 set. 2010.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Clasificación Internacional de Deficiencias, Discapacidadesy Minusvalías. Traducción INSERSO, Madrid, 1982.

UNESCO. Conjunto de Materiales para la Formación de Profesores: Las Necesidades Especiales enel Aula. Paris: UNESCO. 1993. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000966/096636sb.pdf>. Acesso em: 23 set. 2010.

UNESCO. Declaración de Salamanca y Marco de acción ante las necesidades educativas especiales. Paris: UNESCO. 1994. Disponível em: <http://www.unesco.org/education/pdf/SALAMA_S.PDF>.Acesso em: 19 out. 2010.

UNESCO. Informe final de la Conferencia Mundial sobre Necesidades Educativas Especiales: Accesoy Calidad, Paris: UNESCO. 1995. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001107/110753so.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2010.

UNESCO. Informe sobre la Educación para el s.XXI.1996. Disponivel em: <http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declaration_spa.htm>. Acesso em: 17 set. 2011.

UNESCO. Foro Consultivo Internacional para la Educación para Todos.Dakar, 2000. Disponível em:<http://www.unesco.org/education/efa/ed_for_all/dakfram_spa.shtml>. Acesso em: 15 jan. 2011.

UNESCO. Comprensión y respuesta a las necesidades de los niños en las aulas inclusivas. Una Guíapara Profesores. París. Unesco. 2001. Disponível em: <http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/Policy_Dialogue/48th_ICE/CONFINTED_48-3_Spanish.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2010.

UNESCO. Changing Teacher Practices, using curriculum differentiation to respond to students’diversity’. Paris: 2004. Disponível em: <http://www.unesdoc.unesco.org/images/0013/001365/136583e.pdf> Acesso em: 25 jan. 2011.

UNESCO-OIT. Enseñanza y formación técnica y profesional en el Siglo XXI. Recomendaciones de laUNESCO y la OIT. París, Unesco. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001260/126050s.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2011.

UNIÓN EUROPEA.Vivir y trabajar en la sociedad de la información: prioridad para las personas.Boletín de la Unión Europea, Sup. 3, 1-32. 1997. Disponível em: <http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:1996:0389:fin:es:pdf>. Acesso em: 25 jan. 2011.

Downloads

Publicado

13.12.2011

Como Citar

Antón Ares, P. (2011). Adaptações tecnológicas para alunos com necessidades educativas especiais. Linhas Crí­ticas, 17(33), 237–250. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3720

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.