Uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel para a construção de um programa de ensino de língua estrangeira baseado em tarefas

Autores

  • Telma Pires Pacheco Amorim Instituto Federal de Santa Catarina
  • Rosely Perez Xavier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.19949

Palavras-chave:

Análise de necessidades, Tarefa, Desenho de currículo

Resumo

O artigo descreve uma análise de necessidades conduzida com recepcionistas de hotéis como ponto de partida para a elaboração de um programa de ensino de língua baseado em tarefas. Seguindo os procedimentos definidos por Long (1985, 2005), o estudo identifica as necessidades desse profissional para a definição das tarefas-alvo e sua classificação em tarefas-tipo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários e a observação não participativa dos recepcionistas em sua rotina de trabalho. Os dados mostraram que as noções de tarefa-alvo e -tipo podem ser associadas à noção de gênero discursivo, assim como a concepção de subtarefa como estágio constitutivo de um gênero. Esses resultados podem redirecionar o desenho de um programa de ensino de língua estrangeira por tarefas para cursos profissionalizantes direcionados a recepcionistas ou a qualquer outro profissional da área de turismo.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Amorim, T. P. P., & Xavier, R. P. (2017). Uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel para a construção de um programa de ensino de língua estrangeira baseado em tarefas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 16(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.19949

Edição

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