As metafunções textual, ideacional e interpessoal em textos multimodais de livros didáticos de espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.7430

Palavras-chave:

textos multimodais; metafunções; livro didático

Resumo

Este artigo analisa como os textos multimodais e as metafunções estão inseridas no LD de espanhol. A pesquisa é centrada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), base teórica dos estudos da Teoria da Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses. O artigo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação de dados. As análises permitem reflexão sobre a composição dos textos multimodais no LD, demonstrando as peculiaridades inerentes à sua composição e como a língua é entendida como parte do contexto sociocultural.

Palavras-chave: Textos multimodais. Metafunções. Livro didático.

Abstract

This paper analyzes how the multimodal texts and metafunctions are inserted in the LD Spanish. The research is focused on the theoretical Systemic Functional Linguistics Halliday (1978), the basis of studies of the Theory of Social Semiotics / Multimodality (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and Cluster Analysis (BALDRY; THIBAULT, 2006), define the multimodal text as one that has its meanings carried by several semiosis. The article is configured as a qualitative research that focuses on the (re) interpretation of data. The analyzes allow reflection on the composition of multimodal texts in LD, showing the peculiarities inherent to its composition, and how language is understood as part of sociocultural context.

Keywords: Multimodal texts. Metafunctions. Textbook.

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Biografia do Autor

Larisse Lázaro Santos Pinheiro, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB e Doutoranda em Linguística pela mesma instituição. Engajada com as novas tendências de ensino. É pesquisadora da área de Análise de Discurso Crítica com ênfase em Multimodalidade.

Janaina Aquino Ferraz, Universidade de Brasília

Professora da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP da UnB. Doutora em Linguística pelo PPGL da UnB. Membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED. Engajada com as novas tendências de ensino, tem larga experiência na modalidade de ensino presencial e a distância. Foi coordenadora da graduação em Letras Português EaD da UnB. Além das atividades de ensino é pesquisadora da área de Análise de Discurso Crítica e orienta alunos de graduação e de pós-graduação em projetos de pesquisa para o ensino de português como segunda língua, que aliem mídias digitais e imagens. Autora de artigos e de livros na área de Análise de Discurso Crítica com ênfase nos seguintes temas: multimodalidade, ensino de segunda língua, ideologia, identidade.

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Publicado

2017-07-08

Como Citar

Pinheiro, L. L. S., & Ferraz, J. A. (2017). As metafunções textual, ideacional e interpessoal em textos multimodais de livros didáticos de espanhol. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 16(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.7430

Edição

Seção

Artigos