Sistematização dos conhecimentos propostos pelo apostilado do Sistema Positivo de ensino médio para a leitura e a interpretação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1089Palavras-chave:
Leitura;, Interpretação;, Material didático;, Ensino de língua maternaResumo
Neste trabalho, apresento dados de uma pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, cuja análise objetivou identificar que capacidades de leitura são desenvolvidas a partir da abordagem teórico-metodológica dada à leitura e à interpretação de gêneros do discurso pelo apostilado do sistema Positivo para o Ensino Médio. Para a análise dos dados, procedo a uma descrição dos parâmetros teórico-metodológicos apresentados pelo apostilado, bem como à análise das seções nas quais as atividades de leitura e interpretação são apresentadas aos alunos, usando para a sistematização dos dados algumas capacidades colocadas em prática durante o ato de leitura. A análise dos dados indica que, para a construção do conhecimento acerca da leitura e da interpretação de gêneros do discurso, o apostilado apresenta um apego excessivo à prática da compreensão, deixando de lado a prática da interpretação. Nota-se, ainda, a total desarticulação dos eixos de ensino leitura/interpretação, produção oral e escrita e análise linguística. Além disso, os conhecimentos propostos pelo material não permitem que se construa uma reflexão sobre a natureza e o funcionamento da linguagem e, em especial, sobre a língua materna.
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