Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I

Autores

  • José Wellisten Abreu Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Mônica Mano Trindade Ferraz Universidade Federal da Paraíba
  • Thiago Magno de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i1.1421

Palavras-chave:

Ensino;, Gramática;, Análise Linguística;, Verbo

Resumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar como a classe gramatical do verbo é trabalhada em um material didático, elaborado pelo Grupo Educacional Etapa, voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, realizamos a análise de algumas atividades, com a finalidade de perceber se são atividades de cunho epilinguístico ou reproduções de exercícios metalinguísticos. O texto foi organizado em três seções destinadas: à discussão acerca do ensino de gramática; ao foco na classe dos verbos; e à análise de algumas atividades do material selecionado como corpus, articulada com a proposta de práticas reflexivas como a de Análise Linguística.

Palavras-chave: Ensino. Gramática. Análise Linguística. Verbo.

 

Linguistic Analysis as class practice: teaching/learning verbs in the elementary school

Abstract

This paper aims to show how the grammatical category of the verb is presented in a coursebook, prepared by Etapa Educational Group, for the 4th year of Primary Education in Brazil. In order to do that, we make the analysis of some activities in order to understand if the activities comprise epilinguistic features or if they are simply reproductions of meta-linguistic exercises. The text is organized in three sections: the discussion about teaching grammar; the focus on the category of verbs; and the analysis of some activities selected as corpus, combined with the here proposed reflective practice  known as Linguistic Analysis.

Keywords: Teaching. Grammar. Linguistic Analysis. Verb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wellisten Abreu Souza, Universidade Federal da Paraíba

* Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB e membro do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição.

Mônica Mano Trindade Ferraz, Universidade Federal da Paraíba

** Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB PROLING/UFPB e coordenadora do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição.

Thiago Magno de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB e membro do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

______. Guia de livros didáticos PNLD 2013: letramento e alfabetização e língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística como eixo do ensino de Língua Portuguesa. In:______.Análise linguística: afinal a que se refere?São Paulo: Cortez, 2013. p.33-61.

CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48 ed. rev.São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. 3. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.199-226.

NUNES, Gisele P. O ensino de gramática nas escolas de ensino fundamental: a questão do verbo. Dissertação (Mestradoem Linguística) ”“Instituto de Letras e Linguística,Universidade Federal de Uberlândia, 2001.

PERINI, Mário A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SISTEMA ETAPA. Apostila para Ensino Fundamental I:4º ano. Módulo 1. São Paulo: Núcleo, 2013.

______.Apostila para Ensino Fundamental I:4º ano. Módulo 2. São Paulo, Núcleo, 2013.

______.Apostila para Ensino Fundamental I:4º ano. Módulo 5. São Paulo, Núcleo, 2013.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

______.Gramática:ensino plural. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______.Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Souza, J. W. A., Ferraz, M. M. T., & Costa, T. M. de C. (2016). Análise Linguística como prática de sala de aula: ensinando/aprendendo verbos no Ensino Fundamental I. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i1.1421

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.