Análise do Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em leitura e escrita na rede pública estadual de ensino mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32908

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, Formação de professores de língua portuguesa, dificuldades de aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, discutimos sobre o projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD), que apoia estudantes do 4o ao 9o ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem nos processos de alfabetização. Como objetivo central, investigamos os desafios e as possibilidades do projeto APD com base na perspectiva dos professores envolvidos. Analisamos quais as possibilidades da intervenção pedagógica realizada pelo professor para Ensino do Uso de Biblioteca (Peub) junto aos alunos que apresentam dificuldades em leitura e escrita. Como referencial teórico, apoiamo-nos nos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e na perspectiva de alfabetização e letramento proposta por Soares (2004; 2018). A metodologia de pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa interpretativista no viés da Linguística Aplicada, tendo como coleta de dados a realização de grupo focal com professores designados do projeto. Com base nos dados coletados, delimitamos quatro eixos de análise que nos permitiram conhecer a realidade do trabalho desenvolvido com alunos com dificuldades de leitura e escrita. Os resultados indicam a necessidade de ações na tentativa de contribuir com o desenvolvimento do projeto de modo que abarque formação continuada e planejada de acordo com as necessidades dos professores envolvidos no projeto. A análise também evidencia que a antecipação da intervenção pedagógica para os primeiros anos do Ensino Fundamental em articulação com o Programa Mais Alfabetização se faz necessária, além de ser imprescindível um trabalho de reaproximação da escola-família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Maria Rodrigues Silva , Secretaria Estadual de Educação de MG / Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Educação pela UFJF/PPGP.

Laura Silveira Botelho, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Professora Adjunta da UFSJ

Referências

ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Educação e Contemporaneidade ”“ Revista FAEEBA, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez, 2013.

BATISTA, A. et al. Capacidades da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/UFMG, 2005a.

BATISTA, A. et al. Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: UFMG, 2005b.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/historico-pnaic>. Acesso em: 28 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização. Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento. Brasília: MEC, 2018.

CHARLOT, B. Vídeo: existe o fracasso escolar? Publicado em: 30 jun. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1HUJQld>. Acesso em: 28 abr. 2018.

CHARLOT, B. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. 11. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 15. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GATTI, B. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Série Pesquisa em Educação. v. 10. Brasília, 2005.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, A. (Org.). Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, 2010.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 363-386, ago. 2010.

MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação. Resolução SEE n. 2.197, 2012.

MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Documento Orientador Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado, 2017.

MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Documento Orientador Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado, 2018.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, UFMG, n. 25, 2004.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros.Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO; CARVALHO (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STREET. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Silva , A. M. R., & Botelho, L. S. (2020). Análise do Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em leitura e escrita na rede pública estadual de ensino mineira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 255–279. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32908

Edição

Seção

Artigos