Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente

Autores

  • Maria del Carmen de la Torre Aranda Universidade de Brasília - UnB
  • Thomas Petit Universidade de Brasília - UnB
  • Karina Fernandes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1354

Palavras-chave:

Interação oral;, Tecnologias digitais;, Pesquisa baseada em desenho

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de desenho de curso em ambientes on-line para o aperfeiçoamento da competência de interação oral na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O acompanhamento de estudantes no período de Estágio Supervisionado do Curso Letras - Francês da UnB permitiu-nos identificar lacunas nessa competência, a partir das quais pensamos numa alternativa curricular capaz de ampliar os espaços e tempos de prática da língua alvo em contexto real. Adotamos a metodologia de Pesquisa Baseada no Desenho pelas respostas que ela traz ao nosso objetivo de conceber um curso envolvendo tecnologia digital, interação oral e mediação humana, além do vínculo essencial que ela propõe entre desenho, pesquisa e prática. De acordo com a metodologia retida, apresentamos neste texto as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e implementação do curso de extensão universitária Conversações entre futuros professores de FLE, oferecido desde 2013 em parceria com a Université de Poitiers (França).

Palavras-chave: Interação oral. Tecnologias digitais. Pesquisa baseada em desenho.

 

Conversations between future French teachers: a proposal of design for on-line oral interaction practice in initial training

Abstract

In this paper, we present the proposal for the design of an online course that aims at improving oral interaction skills in the context of pre-service foreign languages teacher training . The support given to students during the French Language Degree Supervised Internship at UnB enabled us to identify shortcomings of this skill. As a result, we considered a curricular alternative to allow more space and time for the target language practice in real context settings. We adopted the Design-Based Research methodology, because of the answers that it brings to our aim of designing a course involving digital technology, oral interaction and mediation, as well as the essential link promoted between design, research and practice. According to this approach, we hereby present the analysis, design, development and implementation stages of the extension course “Conversations between pre-service French teachers”, offered since 2013 in partnership with the University of Poitiers, France.

Keywords: Oral interaction. Digital technologies. Design-Based Research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria del Carmen de la Torre Aranda, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da UnB, Área de Francês.

Thomas Petit, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando na Faculdade de Educação (FE) da UnB.

Karina Fernandes, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Linguística Aplicada pelo PPGLA, LET-UnB.

Referências

ARAGÃO, Rodrigo. C.; SILVA, Kleber. A. da; (Orgs.) Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios.Campinas: Pontes Editores, 2013.

ARANDA, Maria del Carmen de la Torre. Interações orais online no ensino do francês língua estrangeira:o projeto Cefradis. 2011.317 p.Tese (Doutorado em Língua e Literatura Francesa) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-24082011-141810/>. Acesso em: 2015-05-24.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÃNOV, ValentinN. A interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, [1929] 2009.p. 114-132.

DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE. Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, jan.-fev. 2003. Disponível em: <http://edr.sagepub.com/content/32/1/5.short >. Acesso em: 22 set. 2013.

DEVELOTTE, Christine;GUICHON, Nicolas;KERN, Richard."AllôBerkeley? Ici Lyon... vous nous voyez bien?" Étude d'un dispositif de formation en ligne synchrone franco-américain à travers les discours de ses usagers. Alsic, v. 11, n. 2,p. 129-156, 2008. Disponível em: <http://alsic.revues.org/892>. Acesso em: 17 jun. 2014.

DOEHLER, SimonaP. Approc es interactionnistes de l’acquisition des langues étrangères : concepts, recherches, perspectives. Acquisition et interaction en langue étrangère,n. 12, p. 1-15,2000. Disponível em: <http://aile.revues.org/934>. Acesso em: 5 fev. 2014.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine.La conversation.Paris: Éditions du Seuil, 1996.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Les actes de langage dans le discours:théorie et fonctionnement. Paris : Nathan Université, 2001.

KOCH, IngedoreV. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, [1997] 2003.

MANGENOT, François.L’inté ration des TIC dans une perspective systémique. Les Langues Modernes, v. 94, n. 3, p. 38-44, 2000. Disponível em: <http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=1155470>. Acesso em: 01 fev. 2012.

MARCUSCHI, LuizA. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.São Paulo: Parábola Editorial, [2008] 2009.

MOITA LOPES, LuisP. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In:_____.(Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, [2006] 2008. p. 85-107.

PUREN, Christian.La didactique des langues face à l'innovation technologique. In: Usages des Nouvelles Technologies et Enseignement des Langues Étrangères Conferences, 2., 2001. L’Université Tec nolo ique de Compiè ne. Actes des Colloques...Compiègne: La Bibliothèque de l’Université Tec nolo ique de Compiègne, 2001. p. 3-14. Disponível em:<http://www.utc.fr/~untele/volume2.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2012.

TELLES, João.O pro eto telem tico “Teletandem Brasil: línguas estran eiras para todos”. In: BENEDETTI, Ana M.; CONSOLO, Douglas A.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria H. Pesquisas e ensino e aprendizagem no teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Campinas: Pontes Editores, 2010.

WANG, Feng;HANNAFIN,MichaelJ. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005. Disponível em:<http://link.springer.com/article/10.1007%2FBF02504682#page-1>. Acesso em: 22 set. 2013.

WEBER, Corinne.Pour une didactique de l’oralité: enseigner le fran ais tel qu’il est parlé. Paris: Didier, 2013.

Downloads

Publicado

2015-05-17

Como Citar

Aranda, M. del C. de la T., Petit, T., & Fernandes, K. (2015). Conversações entre futuros professores de FLE: proposta de desenho para a prática on-line da interação oral na formação docente. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1354

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.