Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347920Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Instituto Federal do Amazonas, Contexto ComplexoResumo
O artigo trata da reflexão sobre a experiência de ser docente no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Coari. Perseguindo os princípios da pesquisa narrativa, no diálogo com a pesquisa (auto) biográfica, busca-se identificar as principais experiências vividas no local que ampliaram a concepção de complexidade da docência e que possibilitaram evidenciar as diferentes nuances do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Propõe-se caminhos de aprendizagens significativas que possam facilitar os processos de identificação no campo das diferenças e do contexto da docência no Instituto Federal, ampliando a perspectiva formativa da pesquisa narrativa, a partir da experiência refletida.
Downloads
Referências
Almeida, W. S., & Souza, N. M. (2008). Coari: Petróleo e Sustentabilidade — um exemplo amazônico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 17, 69-92. http://doi.org/10.5380/dma.v17i0.13413
Alves, M. A. R., Batista, E. A., & Yamaguchi, H. K. L. (2019). Qualidade de Vida no Trabalho no Interior da Amazônia: caso do IFAM campus Coari-AM. Anais do IV Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/10192019_191039_5dab8b47539d2.pdf
Araújo, R. M. L., & Frigotto, G. (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, 52(38), 61-80. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
Araújo, T. (2019). Capital dos Piratas: Coari vira base do PCC na Amazônia na luta pelas rotas do tráfico. Revisa IHU On-line.
Augé, M. (2020). Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Papirus.
Bastos, T. B. M. C., & Boscarioli, C. (2021). A competência docente e sua complexidade de conceituação: Uma revisão sistemática. Educação em Revista, 37. https://doi.org/10.1590/0102-4698235498
Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Jorge Zahar.
Bauman, Z. (2005). Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar.
Blix, B. H., Caine, V., Clandinin, D. J., & Berendonk, C. (2021). Considering Silences in Narrative Inquiry: An Intergenerational Story of a Sami Family. Journal of Contemporary Ethnography, 580-594. https://doi.org/10.1177/08912416211003145
Brasil. (2008). Lei n.º 11.892 (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências). https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm
Candau, V. M., & Russo, K. (2010). Interculturalidade e educação na América Latina. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 151-169. https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114444009.pdf
Castro, A. S., & Duarte Neto, J. H. (2021). Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(20). https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11088
Ciavatta, M. (2012). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Em G. Frigotto, M. Ciavatta, & M. Ramos (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. Cortez. https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122
Clandinin D. J., & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa Narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Edufu.
Contreras Domingo, J., Quiles-Fernández, E., & Paredes Santín, A. (2019). Una pedagogía narrativa para la formación del profesorado. Márgenes: Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 58-75. https://doi.org/10.24310/mgnmar.v0i0.6624
Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto.
Day, C. (2004). A paixão pelo Ensino. Porto.
Day, C. (2005). Formar Docentes: Cómo, Cuándo y em que condiciones aprende el profesorado. Narcea.
Dewey, J. (1979) Experiência e educação (trad. Anísio Teixeira). Ed. Nacional.
Fernandes, S. R. S., Hoepers, I. S., & Silva, J. D. F. (2011). A complexidade do trabalho docente no contexto dos Institutos Federais: vozes de um campus do IFC. Anais da 34 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. https://www.anped.org.br/sites/default/files/8_a_complexidade_do_trabalho_docente_no_contexto_dos_institutos_federais.pdf
Fernández-Cruz, M. (2015). Formación y Desarrollo de Profesionales de la Educación: Un Enfoque Profundo. Deep University Press.
Gatti, B. A. (2017). Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 721-737. https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154956002.pdf
Giddens, A. (2002). Modernidade e identidade. Jorge Zahar.
González-Monteagudo, J. (1996). El enfoque biográfico en las investigaciones sobre los profesores. Una revisión de las líneas de trabajo más relevantes. Aula Abierta. Universidad de Oviedo.
González-Monteagudo, J. (2018). El Trabajo Biográfico-Narrativo en Investigación y en Formación en el Siglo XXI (2000-2016): Itinerarios, Experiencias y Redes. Em M. H. M. B. Abrahão. A nova aventura (auto)biográfica (Tomo III). Edipucrs.
Gouveia, P. S., & Silva, K. C. (2017). A Impossibilidade da Construção da Identidade dos Institutos Federais, Ciência e Tecnologia sob a Égide da Pequena Política. Anais do IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional — A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A7.pdf
Gramsci, A. (1982). A organização da escola e da cultura. Civilização Brasileira.
Hall, S. (2019). A identidade cultural na pós-modernidade (11.ed.). Lamparina.
Hirsch Adler, A. (2013). Elementos teóricos y empíricos acerca de la identidad profesional en el ámbito universitario. Perfiles educativos, 35(140), 63-81. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982013000200005
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020). Coari. Panorama. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/coari/ panorama
Lima, A. M. F. D., Santos, J. A. S., Póvoa, L. G. S., & De Pinho, M. J. (2020). Identidade docente: Da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, 6(6), 33078–33092. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-020
Magalhães, G. L. de, & Castioni, R. (2019). Educação Profissional no Brasil: expansão para quem? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701647
Marcelo Garcia, C. (2009). Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo — Revista de Ciências da Educação, 8, 7-22. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217
Marcelo Garcia, C. (1999). Formação de professores para uma mudança educativa. Porto Editora.
Monteiro, F. M. A. (2003). Desenvolvimento profissional da docência: uma experiência de formação em um curso de Licenciatura em Pedagogia. [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos].
Nóvoa, A. (1995). Vidas de Professores. Porto.
Peres, C. A., & Cordovil, G. da C. (2020). Educação e Desenvolvimento Regional no Interior do Amazonas: O Instituto Federal e a Experiência do Local em Coari/AM. Em C. Peres, E. Souza, & J. M. Dell’Oso (Orgs.). Educação e Desenvolvimento Regional: Diálogos sobre Práxis Educativas e Economia Local. Karywa.
Peres, C. A. (2022). Tecendo a Docência nas Diferenças Culturais: Processos de Identificação Docente no Instituto Federal campus Coari – Amazonas. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Mato Grosso].
Peres, C. A., Dell’Oso, J. M., Souza, E., Carvalho, A. R. D., & Yamaguchi, H. K. L. (Orgs.). (2017). Realidade do aluno egresso do IFAM Campus Coari: um resultado para Discussão. Karywa.
Santos, H. M. C. (2021). Reflexões sobre a educação no interior do Amazonas/Brasil. Brazilian Journal of Development, 7(4), 38498-38513. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-352
Schwartzman, S. (2016). Educação média profissional no Brasil: situação e caminhos. Fundação Santillana. https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/32_Educacaomedia.pdf
Silva, S. (2015). Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 176-187. https://doi.org/10.12957/riae.2015.11116
Silva, T. T. (2014). A Produção Social da Identidade e da Diferença. Em T. T. Silva. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Vozes.
Souza, E., & Dell’Oso, J. M. (2020). O Mercado de Trabalho em Informática. Desafios para a Prática Educativa no Interior do Amazonas. Em Peres, C., Souza, E., & Dell’Oso, J. M. (Orgs.). Educação e Desenvolvimento Regional: Diálogos sobre Práxis Educativas e Economia Local. Karywa.
Souza, J. E. R. (2018). A contribuição do IFAM — Campus São Gabriel da Cachoeira para o desenvolvimento local/regional frente à diversidade étnica e cultural da região do Alto Rio Negro no Amazonas (2007-2014). [Tese de doutorado, Universidade Federal do Amazonas]. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6770
Torga, M. (1986). L’universel, c’est le local moins les murs: Trás-os-Montes. William Blake.
Walsh, C. (2010). Interculturalidad crítica y educación intercultural. Convenio Andrés Bello.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudio Afonso Peres, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José González Monteagudo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.