Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347920

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Instituto Federal do Amazonas, Contexto Complexo

Resumo

O artigo trata da reflexão sobre a experiência de ser docente no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Coari. Perseguindo os princípios da pesquisa narrativa, no diálogo com a pesquisa (auto) biográfica, busca-se identificar as principais experiências vividas no local que ampliaram a concepção de complexidade da docência e que possibilitaram evidenciar as diferentes nuances do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Propõe-se caminhos de aprendizagens significativas que possam facilitar os processos de identificação no campo das diferenças e do contexto da docência no Instituto Federal, ampliando a perspectiva formativa da pesquisa narrativa, a partir da experiência refletida.

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Biografia do Autor

Claudio Afonso Peres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coai, AM, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Mato Grosso (2022). Professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc). E-mail: claudioperes@ifam.edu.br

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente. E-mail: filarruda@hotmail.com

José González Monteagudo, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha

Doutor em Pedagogia pela Universidade de Sevilha (1996). Professor Titular e Pesquisador da Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Sevilha. Pertence às associações francesa, inglesa e brasileira de investigação e formação com foco em histórias de vida. E-mail: monteagu@hotmail.com

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Publicado

18.07.2023

Como Citar

Peres, C. A., Monteiro, F. M. de A., & González Monteagudo, J. (2023). Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências. Linhas Crí­ticas, 29, e47920. https://doi.org/10.26512/lc29202347920

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas