Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária

Autores

  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4536

Palavras-chave:

Formação tecnológica, Educação CTS, Currículo, Cidadania sociotécnica, Estudos CTS

Resumo

A formação em engenharia pautada apenas por competência técnica é problematizada, e possibilidades de transformação educacional propiciadas pelas dimensões sociocultural, sociotécnica e ambiental do conhecimento são tratadas a partir dos estudos CTS, dos estudos pós-coloniais e da educação crítica. É apresentada uma proposta de estrutura acadêmica para um novo câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina, articulada em três eixos que favorecem interações entre os campos disciplinares técnicos e das ciências humanas ao longo da formação, em disciplinas específicas e demais atividades curriculares, buscando reduzir a separação abissal entre o técnico e o sociocultural na engenharia.

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Biografia do Autor

Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor na área de educação em ciências e professor  associado na Universidade Federal de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. 

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Linsingen, I. von. (2015). Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Crí­ticas, 21(45), 297–317. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4536

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação

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