Considerações sobre o anteprojeto de lei da educação superior

Autores

  • Roberto Leher Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc11200544984

Palavras-chave:

Universidade, Estado, Financiamento, Governo federal

Resumo

O artigo analisa o Anteprojeto da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), versão de 6 de dezembro de 2004. Estabelece conexões com as medidas já encaminhadas pelo governo federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), a Inovação Tecnológica e o Sistema Nacional de Avaliação, para criticar a argumentação do governo de que a reforma universitária ainda não foi iniciada. As similaridades com as propostas do Banco Mundial são indicadas, sugerindo a força da agenda encaminhada no Brasil no final dos anos 1990 e início da presente década. O estudo sustenta também que os recursos para a educação superior federal, já decrescentes nos últimos dois anos, serão reduzidos ainda mais, enquanto os repasses do Estado para as instituições particulares crescerão. Finalmente, aponta implicações para a produção do conhecimento e indica linhas de crítica e resistência que estão sendo desenvolvidas no País.

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Biografia do Autor

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP, 1998). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Grupo de Trabalho Universidade e Sociedade do CLACSO e diretor do Andes-SN. E-mail: rleher@uol.com.br

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Publicado

30.06.2005

Como Citar

Leher, R. (2005). Considerações sobre o anteprojeto de lei da educação superior. Linhas Crí­ticas, 11(20), 139–148. https://doi.org/10.26512/lc11200544984

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