Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores

Autores

  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Eliete Santiago Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4679

Resumo

O estágio supervisionado na formação de professores é o objeto de estudo deste artigo, cujo objetivo é analisar as concepções de estágio, em articulação com políticas e práticas de formação de professor histórica e socialmente construídas. O estudo revelou as diferentes concepções assumidas por esse componente curricular das licenciaturas as quais refletem a diversidade de perspectivas de formação docente situadas em momentos históricos distintos. Estas perspectivas traduzem compreensão sobre as finalidades sociais e históricas da educação superior e da educação básica. É formulada proposição de sua organização em ciclos, bem como são discutidos desafios de sua vivência.

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Biografia do Autor

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Ciências de Educação pela Université Paris V (René Descartes) e professor associado do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Eliete Santiago, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) e professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da UFPE.

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Batista Neto, J., & Santiago, E. (2016). Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores. Linhas Crí­ticas, 21(46), 584–605. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4679

Edição

Seção

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções