Colonização e educação no/do campo: conflitos e possibilidades na Amazônia Mato-Grossense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4899

Palavras-chave:

Colonização, Desenvolvimento, Educação, Amazônia mato-grossense, Política de agroecologia

Resumo

O texto apresenta uma breve retomada do processo de colonização na Amazônia Mato-grossense, enfatizando aspectos relacionados à floresta, aos povos indígenas nativos e às populações removidas, diante de uma perspectiva de desenvolvimento e de educação para o campo. Aborda-se, desse modo, a chamada modernização da agricultura, sob a lógica de mercado, aparecendo conflitos entre o agronegócio e a agricultura familiar e camponesa. Por fim, são lançados desafios em relação à sobrevivência e existência dos povos do campo e da floresta, implicando na agroecologia. Assim, compreende-se a necessidade de outro paradigma de desenvolvimento da sociedade e de conhecimento filosóficocientífico-tecnológico.

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Biografia do Autor

Leonir Amantino Boff, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Professor de Filosofia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, MT.

Isaura Isabel Conte, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres, MT.

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Boff, L. A., & Conte, I. I. (2017). Colonização e educação no/do campo: conflitos e possibilidades na Amazônia Mato-Grossense. Linhas Crí­ticas, 22(48), 367–383. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4899

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

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