Mulher negra no mundo do trabalho

identidade étnico-racial na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093

Palavras-chave:

Educação Profissional, Mulher Negra, Identidade, Gênero, Raça

Resumo

O presente artigo Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnicoracial na educação profissional apresenta resultados de análise de material da pesquisa sobre a educação profissional, no curso de Logística e Transporte, com ênfase na formação profissional de jovens negras enfatizando sua autoestima e aspectos relacionados às questões identitárias de gênero, raça/cor e classe. Foram realizadas entrevistas e analisadas as práticas educativas para o mundo do trabalho, investigando a atuação dos profissionais em educação à frente de salas de aulas, enfatizando a questão da autoestima e identidade étnica-racial das mulheres negras enquanto alunas do curso. O lócus de pesquisa selecionado é o Centro de Ensino em Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador-Bahia, a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por esse centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho. A educação e a formação para o trabalho, historicamente, se apresentam como caminho mais viável de promoção social e enfrentamento das desigualdades. Essas entrevistas foram realizadas tendo como base as orientações do comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cujo projeto foi submetido e aprovado.

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Biografia do Autor

Cecília Conceição Moreira Soares, Universidade do Estado da Bahia

Cecília Conceição Moreira Soares é professora Titular na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação Campus I. Coordenadora do projeto Mulher Negra no Mundo do trabalho: a questão da autoestima e identidade étnico-racial na educação profissional PROET/SUPROF- Secretaria de Educação do Estado da Bahia - UNEB. Líder do grupo de pesquisa GEPMAB-UNEB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na UESB e membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE).

Pedro Paulo Fonseca dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Ciências Sociais no Departamento de Educação-Campus I/UNEB. Membro do grupo de pesquisa GEPMAB.

Antônio Mario das Virgens, Universidade do Estado da Bahia

Egresso do curso de Pedagogia - Departamento de Educação- Campus I, participou da implantação do projeto e permaneceu colaborando com a pesquisa. Membro grupo GEPMAB.

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SITE mergulhenahistoriadobairrosaocaetano.blogspot.com Acesso em 01/10/2016

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Publicado

07.12.2018

Como Citar

Soares, C. C. M., Santos, P. P. F. dos, & Virgens, A. M. das. (2018). Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnico-racial na educação profissional. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

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