Antigas demandas, novos tempos: análise da Educação Especial em Goiás e Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242666

Palavras-chave:

Educação Especial, Política Educacional, Covid-19

Resumo

Após décadas de discussões e legislações a respeito da Educação Especial no país, as demandas continuam urgentes e diárias. Este estudo – qualitativo e de análise documental – interpreta como a Educação Especial tem sido entendida nas legislações federal e estadual, de Goiás e Tocantins, tensionando os desafios trazidos pela pandemia. Após análise indutiva dos dados, nota-se que a Base Nacional Comum Curricular aborda a temática da inclusão de forma fragilizada e, nos documentos estaduais, nota-se um alinhamento das suas metas ao Plano Nacional de Educação, embora as suas estratégias ainda precisem ser adequadas às demandas sociais existentes, anteriores ou que emergiram durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Luana Rosa Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Arcos, MG, Brasil

Pós-graduanda em Docência com ênfase educação inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Professora da educação básica da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins. E-mail: luanauft20@gmail.com

Simone de Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Arcos, MG, Brasil

Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás (2022). Pós-graduanda em Docência com ênfase educação inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Professora efetiva da educação básica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. E-mail:simonedfaria@yahoo.com.br

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Arcos, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2016). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. E-mail: claudioapessoal@gmail.com

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Publicado

21.07.2022

Como Citar

Miranda, L. R., Faria, S. de, & Pereira, C. A. (2022). Antigas demandas, novos tempos: análise da Educação Especial em Goiás e Tocantins. Linhas Crí­ticas, 28, e42666. https://doi.org/10.26512/lc28202242666