Mulher negra no mundo do trabalho
identidade étnico-racial na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093Palavras-chave:
Educação Profissional, Mulher Negra, Identidade, Gênero, RaçaResumo
O presente artigo Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnicoracial na educação profissional apresenta resultados de análise de material da pesquisa sobre a educação profissional, no curso de Logística e Transporte, com ênfase na formação profissional de jovens negras enfatizando sua autoestima e aspectos relacionados às questões identitárias de gênero, raça/cor e classe. Foram realizadas entrevistas e analisadas as práticas educativas para o mundo do trabalho, investigando a atuação dos profissionais em educação à frente de salas de aulas, enfatizando a questão da autoestima e identidade étnica-racial das mulheres negras enquanto alunas do curso. O lócus de pesquisa selecionado é o Centro de Ensino em Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador-Bahia, a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por esse centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho. A educação e a formação para o trabalho, historicamente, se apresentam como caminho mais viável de promoção social e enfrentamento das desigualdades. Essas entrevistas foram realizadas tendo como base as orientações do comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cujo projeto foi submetido e aprovado.
Downloads
Referências
Appiah, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Bauman, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
D’adesky, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
Deluiz, Neise. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Shape, 1995.
Ferreira, Ricardo Franklin. Afrodescendente: identidade em construção. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Pallas, 2000.
Guimarães, A. S. A. Racismo e Anti-racismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2005.
Haesbert, Rogério. Identidades territoriais In: Rosendahl, Zeny e Corrêa, Roberto Lobato. (Orgs.) Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.
Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu daSilva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Joaquim, Maria Salete. O papel da liderança religiosa feminina na construção da identidade negra. Rio de Janeiro: Pallas; São Paulo: EDUC, 2001.
Perrot, Michelle. Os excluídos das histórias. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998.
Scott.J. História das Mulheres. In Burke, P. A escrita da História. São Paulo: UNESP, 1992.
Soares, C.M. Mulher negra na Bahia no século XIX. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA ,Brasil, 1994.
SITE mergulhenahistoriadobairrosaocaetano.blogspot.com Acesso em 01/10/2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.