Mujer negra en el mundo del trabajo
identidad étnico-racial en la educación profesional
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093Palabras clave:
Educación Profesional. Mujer negra. Identidad. Género. Raza.Resumen
El presente artículo Mujer negra en el mundo del trabajo: identidad étnico-racial
en la educación profesional presenta resultados de análisis de material de la
investigación sobre la educación profesional, en el curso de Logística y Transporte,
con énfasis en la formación profesional de jóvenes negras enfatizando su autoestima
y aspectos relacionados con las cuestiones identitarias de género, raza / color y
clase. Se realizaron entrevistas y analizaron las prácticas educativas para el mundo
del trabajo, investigando la actuación de los profesionales en educación al frente
de aulas, enfatizando la cuestión de la autoestima e identidad étnica-racial de las
mujeres negras como alumnas del curso. El objetivo de investigación seleccionado
es el CEEP en Logística y Transporte Luiz Pinto de Carvalho, en Salvador-Bahia, la
elección del mismo se basa en la percepción de que el área de formación ofrecida por
este centro es vista como potencializadora para inserción en el mundo del trabajo.
La educación y la formación para el trabajo, históricamente, se presentan como
un camino más viable de promoción social y enfrentamiento de las desigualdades.
Essas entrevistas se realizaron teniendo como base las orientaciones del comité de
ética de la Universidad del Estado de Bahía - UNEB, cuyo proyecto fue sometido y
aprobado.
Descargas
Citas
Appiah, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Bauman, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
D’adesky, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
Deluiz, Neise. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Shape, 1995.
Ferreira, Ricardo Franklin. Afrodescendente: identidade em construção. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Pallas, 2000.
Guimarães, A. S. A. Racismo e Anti-racismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2005.
Haesbert, Rogério. Identidades territoriais In: Rosendahl, Zeny e Corrêa, Roberto Lobato. (Orgs.) Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.
Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu daSilva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Joaquim, Maria Salete. O papel da liderança religiosa feminina na construção da identidade negra. Rio de Janeiro: Pallas; São Paulo: EDUC, 2001.
Perrot, Michelle. Os excluídos das histórias. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998.
Scott.J. História das Mulheres. In Burke, P. A escrita da História. São Paulo: UNESP, 1992.
Soares, C.M. Mulher negra na Bahia no século XIX. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA ,Brasil, 1994.
SITE mergulhenahistoriadobairrosaocaetano.blogspot.com Acesso em 01/10/2016
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
