Mulher negra no mundo do trabalho

identidade étnico-racial na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093

Palavras-chave:

Educação Profissional, Mulher Negra, Identidade, Gênero, Raça

Resumo

O presente artigo Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnicoracial na educação profissional apresenta resultados de análise de material da pesquisa sobre a educação profissional, no curso de Logística e Transporte, com ênfase na formação profissional de jovens negras enfatizando sua autoestima e aspectos relacionados às questões identitárias de gênero, raça/cor e classe. Foram realizadas entrevistas e analisadas as práticas educativas para o mundo do trabalho, investigando a atuação dos profissionais em educação à frente de salas de aulas, enfatizando a questão da autoestima e identidade étnica-racial das mulheres negras enquanto alunas do curso. O lócus de pesquisa selecionado é o Centro de Ensino em Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador-Bahia, a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por esse centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho. A educação e a formação para o trabalho, historicamente, se apresentam como caminho mais viável de promoção social e enfrentamento das desigualdades. Essas entrevistas foram realizadas tendo como base as orientações do comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cujo projeto foi submetido e aprovado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Conceição Moreira Soares, Universidade do Estado da Bahia

Cecília Conceição Moreira Soares é professora Titular na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação Campus I. Coordenadora do projeto Mulher Negra no Mundo do trabalho: a questão da autoestima e identidade étnico-racial na educação profissional PROET/SUPROF- Secretaria de Educação do Estado da Bahia - UNEB. Líder do grupo de pesquisa GEPMAB-UNEB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na UESB e membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE).

Pedro Paulo Fonseca dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Ciências Sociais no Departamento de Educação-Campus I/UNEB. Membro do grupo de pesquisa GEPMAB.

Antônio Mario das Virgens, Universidade do Estado da Bahia

Egresso do curso de Pedagogia - Departamento de Educação- Campus I, participou da implantação do projeto e permaneceu colaborando com a pesquisa. Membro grupo GEPMAB.

Referências

Appiah, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

Bauman, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

D’adesky, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.

Deluiz, Neise. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Shape, 1995.

Ferreira, Ricardo Franklin. Afrodescendente: identidade em construção. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Pallas, 2000.

Guimarães, A. S. A. Racismo e Anti-racismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2005.

Haesbert, Rogério. Identidades territoriais In: Rosendahl, Zeny e Corrêa, Roberto Lobato. (Orgs.) Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.

Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu daSilva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

Joaquim, Maria Salete. O papel da liderança religiosa feminina na construção da identidade negra. Rio de Janeiro: Pallas; São Paulo: EDUC, 2001.

Perrot, Michelle. Os excluídos das histórias. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998.

Scott.J. História das Mulheres. In Burke, P. A escrita da História. São Paulo: UNESP, 1992.

Soares, C.M. Mulher negra na Bahia no século XIX. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA ,Brasil, 1994.

SITE mergulhenahistoriadobairrosaocaetano.blogspot.com Acesso em 01/10/2016

Downloads

Publicado

07.12.2018

Como Citar

Soares, C. C. M., Santos, P. P. F. dos, & Virgens, A. M. das. (2018). Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnico-racial na educação profissional. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.