Gestão dos recursos financeiros da educação

um estudo em cinco municípios cearenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34818

Palavras-chave:

Financiamento da educação, Gestão educacional, Redes municipais, Educação Pública, Ceará

Resumo

O artigo analisa aspectos da gestão de recursos financeiros da educação em cinco municípios do Ceará - Canindé, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Maracanaú e Sobral - por meio de um estudo de casos múltiplos e entrevistas semiestruturadas com secretários municipais de educação. Os resultados mostram que quatro municípios utilizam mais de 75% do valor do Fundeb para remuneração dos profissionais de educação, e Sobral aplica 60,13%. Todos recebem as transferências legais, definidas em legislação federal e executadas pelo FNDE, três possuem programas de transferência de recursos para as escolas de sua rede e os cinco afirmam que os recursos não são suficientes para prover suas demandas.

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Biografia do Autor

Iasmin da Costa Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE). E-mail: iasmincosta@uern.br

Esmeraldina Januário de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2020). Professora e Supervisora Escolar da Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE. Membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE). E-mail: esmeraldinajs@gmail.com

Cláudia Maria Sales Mendes, Secretaria Estadual de Educação do Ceará, Brasil

Doutoranda em Ciências da Educação na área de Política Educativa pela Universidade do Minho (UMinho-Portugal). Professora aposentada da Secretaria da Educação Básica do Ceará. E-mail: claudiaguararu@gmail.com

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará (2000). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE). Email: eloisamvidal@yahoo.com.br

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Pós-doutora em educação pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha (2002). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE). Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: sofialerche@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

18.02.2021

Como Citar

da Costa Marinho, I., de Sousa, E. J., Sales Mendes, C. M., Maia Vidal, E., & Lerche Vieira, S. (2021). Gestão dos recursos financeiros da educação: um estudo em cinco municípios cearenses. Linhas Crí­ticas, 27, e34818. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34818

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