Mulher negra no mundo do trabalho
identidade étnico-racial na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.20093Palavras-chave:
Educação Profissional, Mulher Negra, Identidade, Gênero, RaçaResumo
O presente artigo Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnicoracial na educação profissional apresenta resultados de análise de material da pesquisa sobre a educação profissional, no curso de Logística e Transporte, com ênfase na formação profissional de jovens negras enfatizando sua autoestima e aspectos relacionados às questões identitárias de gênero, raça/cor e classe. Foram realizadas entrevistas e analisadas as práticas educativas para o mundo do trabalho, investigando a atuação dos profissionais em educação à frente de salas de aulas, enfatizando a questão da autoestima e identidade étnica-racial das mulheres negras enquanto alunas do curso. O lócus de pesquisa selecionado é o Centro de Ensino em Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador-Bahia, a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por esse centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho. A educação e a formação para o trabalho, historicamente, se apresentam como caminho mais viável de promoção social e enfrentamento das desigualdades. Essas entrevistas foram realizadas tendo como base as orientações do comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cujo projeto foi submetido e aprovado.
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