Políticas para o ensino superior e campos disciplinares: percepções de docentes da Universidade de Brasília

Authors

  • Jacques Velloso Faculdade de Educação - UnB
  • Patricia Gatto Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3221

Keywords:

Políticas de ensino superior;, Reforma universitária;, Universidade de Brasília;, Docentes;, Mestres e doutores;, Campos disciplinares

Abstract

 O estudo discute percepções de docentes da UnB quanto a questões das políticas para a educação superior do final dos anos 90, boa parte delas ainda relevantes para o projeto da chamada “reforma da universidade” do governo Lula. Os dados foram obtidos mediante uma amostra aleatória de 10% dos professores da instituição. As análises foram feitas com base na hipótese de que mestres e doutores tenderiam a ter percepções diferenciadas quanto às referidas questões e que a inserção em campos disciplinares distintos também afetaria essas percepções. Em algumas questões, e principalmente no campo das humanidades e ciências sociais, encontraram-se diferenças significativas por nível de titulação, como no caso da isonomia salarial, mais favorecida pelos mestres, ou no caso da dedicação exclusiva, à qual os doutores atribuem maior importância. Entretanto, na maioria das questões as respostas foram indiferenciadas, sugerindo o predomínio de uma subcultura acadêmica na instituição.

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Author Biographies

Jacques Velloso, Faculdade de Educação - UnB

Doutor em Educação pela Stanford University (EUA, 1975). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília ”“ UnB (j.velloso@globo.com).

Patricia Gatto, Faculdade de Educação - UnB

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Consultora do Instituto Avaliação (pattgatto@hotmail.com).

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Published

2005-06-30

How to Cite

Velloso, J., & Gatto, P. (2005). Políticas para o ensino superior e campos disciplinares: percepções de docentes da Universidade de Brasília. Linhas Críticas, 11(20), 69–102. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3221

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