Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21851

Palavras-chave:

Atividade orientadora de ensino, Organização do ensino, Pesquisa educacional

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir os desdobramentos do conceito de Atividade Orientadora de ensino (AOE) para a organização do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Foi realizada uma investigação de caráter documental em que se analisa dezenove teses de doutorado produzidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), no período de 2003 a 2016. A análise mostra como a AOE estava inicialmente, ligada à organização do ensino, e que, posteriormente ela passa a ser compreendida, também, como instrumento teórico-metodológico para o desenvolvimento das pesquisas em educação, a qual tem como objeto a atividade pedagógica.

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Publicado

13.02.2019

Como Citar

Cedro, W. L., Moretti, V. D., & Moraes, S. P. G. de. (2019). Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica. Linhas Crí­ticas, 24, e21851. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21851

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

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