Avaliação da aprendizagem e ensino remoto

o que dizem os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139019

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino remoto, Política Educacional, Educação Escolar Básica, Critérios da Avaliação Escolar

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar e analisar o papel da avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto na visão dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (MS) no contexto da pandemia de covid-19. Os resultados obtidos por meio de formulário eletrônico enviado para os 410 professores atuantes nessa etapa indicaram que os docentes defendem uma perspectiva formativa e diagnóstica, porém as práticas de avaliação são contraditórias. A avaliação, que tem assumido um papel burocrático, mostra-se ineficaz para os professores e com empobrecimento dos processos de formação humana, pois não possibilita a apropriação crítica e consciente dos saberes sistematizados.

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Biografia do Autor

Fabiano Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE). E-mail: santos.fabianoad@gmail.com

Hellen Jaqueline Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2017). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE). E-mail: hellenjm@gmail.com

Maria Aparecida Dias de Moura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

Especialista em Educação Cientifica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2018). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal. Gerente de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, MS. E-mail: cida.ste@gmail.com

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Publicado

28.10.2021

Como Citar

Santos, F., Marques, H. J., & Moura, M. A. D. de. (2021). Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores?. Linhas Crí­ticas, 27, e39019. https://doi.org/10.26512/lc27202139019

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

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