Cartas ao mar... De experiências que nos habitam: Narrativas de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8226Palavras-chave:
Narrativa, Formação, LeituraResumo
Este trabalho pretende, através de um relato parcial de seu desenvolvimento e resultados, discutir e analisar a importância das narrativas de formação de professores no âmbito da pesquisa educacional. Nessa perspectiva, a pesquisa aqui relatada foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do DF, Brasília, que atende o segmento do ensino fundamental de primeiro ao quinto ano e buscou identificar e analisar concepções de professores de ensino básico sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência ou não de um diálogo destas com suas práticas pedagógicas atuais no ensino de leitura. Nessa direção, utilizou-se um enfoque de pesquisa baseado em narrativas de formação e escritas de si através de temas e propostas relacionados aos objetivos da pesquisa. Uma dessas propostas consistiu num pedido aos professores que escrevessem uma carta a professores que tenham sido, de alguma forma, marcantes no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da leitura. Nesta perspectiva, para ampliarmos essa discussão, traremos a contribuição de Benjamin, que vai aprofundar as relações entre experiência e narrativa, e de Vygotsky e Bakhtin, que compreendem a linguagem como organizadora do pensamento e planejadora da ação, permitindo um distanciamento dos acontecimentos imediatos e da nossa própria vida. O fato dos professores terem privilegiado situações não diretamente relacionadas a processos de ensino e aprendizagem da leitura, mas a aspectos da relação professor e aluno, pode indicar que para estes docentes tais relações parecem ter um maior peso nas suas trajetórias de formação.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (2014). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC.
Bakhtin, M. (2011). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Bragança, I. F.de S. (2008). Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: E. C. de Souza; A. C. V. Mignot (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet-FAPERJ.
Brait, B. (2014). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto.
Brait, B. (Org.). (2013). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Editora Unicamp.
Catani, D. B., Bueno. B. O., Souza, M.C.C.C., Sousa, C. P. de (Orgs.). (2013). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora.
Jobim e Souza, S. (2001). Infância e linguagem. Campinas ”“ São Paulo: Papirus Editora.
Josso, M. C. (2010). Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: A. Nóvoa, M. Finger (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus.
Passeggi, M.C. (2010). Memorial de formação. In: D. A. Oliveira, A. M. C. Duarte, L. M. F. Vieira (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação - CDROM.
Souza, E. C. de. (2008). Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial. In: E. C. de Souza, A. C. V. Mignot (Orgs.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet-FAPERJ.
Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2000). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 LC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.