Atuação da enfermagem na escola na perspectiva de professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18968

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Básica, Promoção da Saúde

Resumo

A atuação da enfermagem em escolas contribui para o desenvolvimento e a manutenção de hábitos de vida saudáveis dos escolares. Analisa-se as ações de promoção da saúde na escola sob a perspectiva do professor da educação básica. Trata-se de um estudo qualitativo. Participaram 28 professores de três escolas públicas de um município paulista, campos de estágio dos estudantes de enfermagem. Realizou-se 6 grupos focais. Os dados foram analisados seguindose a unidade de análise temática de Vigotski. As atividades foram consideradas como importantes na redefinição de hábitos de vida e modos de cuidado. A contribuição original do estudo reside: no exame de uma prática pouco explorada no campo da formação do enfermeiro no Brasil; na avaliação de outra categoria profissional do cenário prático sobre esse tipo de atuação.

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Biografia do Autor

Neire Aparecida Machado Scarpini, Centro Universitário Moura Lacerda

Neire Aparecida Machado Scarpini é Professor Doutor, Centro Universitário Moura Lacerda, PPGE ”“ Pedagoga, doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP. Pesquisa financiada pela Capes - Projeto Pró-Ensino na Saúde 2037/2010 - A formação de professores no contexto do SUS: políticas, ações e construção de
conhecimento.

Wanderlei Abadio Oliveira, Universidade de São Paulo

Wanderlei Abadio Oliveira é Psicólogo, doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo

Marta Angélica Iossi Silva é PhD, Professor Associado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Luciane Sá de Andrade, Universidade de São Paulo

Luciane Sá de Andrade é PhD, Professor Doutor, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Universidade de São Paulo

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves é PhD, Professor Associado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

15.11.2018

Como Citar

Scarpini, N. A. M., Oliveira, W. A., Silva, M. A. I., Andrade, L. S. de, & Gonçalves, M. F. C. (2018). Atuação da enfermagem na escola na perspectiva de professores da Educação Básica. Linhas Crí­ticas, 24, e18968. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18968

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade