A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios

Autores

  • Uhelinton Fonseca Viana
  • Eda Maria de Oliveira Henriques

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3626

Palavras-chave:

Patrimônio;, Cultura;, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. No primeiro momento, temos contribuições sobre a questão da cultura no currículo, trazidas pelos teóricos da teoria crítica do currículo. Depois, são trazidos os aportes teóricos de Jeudy e Vigotski, que colaboram, respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para o processo de ensino- aprendizagem. O diálogo realizado neste trabalho pretende contribuir para a ampliação da concepção de patrimônio, refletindo seu potencial e colaboração junto aos processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Viana, U. F., & Henriques, E. M. de O. (2011). A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios. Linhas Crí­ticas, 16(31), 347–360. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3626

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