A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios

Autores

  • Uhelinton Fonseca Viana
  • Eda Maria de Oliveira Henriques

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3626

Palavras-chave:

Patrimônio;, Cultura;, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. No primeiro momento, temos contribuições sobre a questão da cultura no currículo, trazidas pelos teóricos da teoria crítica do currículo. Depois, são trazidos os aportes teóricos de Jeudy e Vigotski, que colaboram, respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para o processo de ensino- aprendizagem. O diálogo realizado neste trabalho pretende contribuir para a ampliação da concepção de patrimônio, refletindo seu potencial e colaboração junto aos processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de umcurrículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.).Currículo, cultura e sociedade.8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 39-57.

CHAGAS, Mário; ABREU, Regina. Museu da Maré: memórias e narrativas a favorda dignidade social. In: Musas, Revista Brasileira de Museus e Museologia/Iphan,Departamento de Museus e Centros Culturais. v. 3, n. 3, Rio de Janeiro: Iphan,p. 130-151, 2007.

COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia. Introdução. In: VIGOTSKI, Liev Semionovitch.A formação social da mente.6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ENGELS, Friedrich, O papel da transformação do macaco em homem.4. ed. São Paulo:Global, 1990.

GIROUX, Henry A.; SIMON, Roger. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento escolar. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA,Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.p. 93-124.

GÓES, Maria Cecília Rafael; CRUZ, Maria Nazaré. Sentido, significado e conceito:notas sobre as contribuições de Lev Vigotski.Pro-Posições,Revista Quadrimestral daFaculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, v. 17,n. 2, p. 31-45, maio/ago. 2006.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento.In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos.Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 21-29.

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar ecultura(s): construindo novos caminhos.Revista Brasileira de Educação,Rio deJaneiro, n. 23, p. 156-168, 2003.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotski ”“ aprendizado e desenvolvimento: Um processo sóciohistórico.4. ed. São Paulo: Scipione, 1997 (Coleção: Pensamento e Ação no Magistério).

PINO, Angel. O Social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade, Campinas,v. 21, n. 71, p. 45-78, jun. 2000.

VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: MartinsFontes, 2005.

______. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

10.04.2011

Como Citar

Viana, U. F., & Henriques, E. M. de O. (2011). A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios. Linhas Crí­ticas, 16(31), 347–360. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3626

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.