Lectura como formación, formación como lectura: narrativa-formante, procesos en cuestión
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4310Palabras clave:
Narrativas;, Formación del profesorado;, LecturaResumen
Este artículo presenta investigaciones llevadas a cabo con profesores de la red pública del Distrito Federal y con graduados de licenciatura en pedagogía en RJ, con la propuesta de rescate de lecturas y narraciones sobre sus experiencias de formación. Intentamos pensar las concepciones acerca de sus experiencias de lectura a lo largo de su carrera en la escuela, así como entender la existencia de un diálogo de las mismas con sus actuales prácticas pedagógicas. Concluimos que la narrativa se ha evidenciado como un importante espacio para el establecimiento de nuevas posibilidades de lectura de las relaciones entre recuerdos de la escuela relacionadas con la lectura y las cuestiones de la práctica profesional.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1985.
BRAGANÇA, Inês Ferreira Souza. O/a professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 224, p. 87-101, jan./abr. 2009.
CLANDININ, Jean.; CONNELLY, Michael. Narrative and story in practice and research. In: SCHÖN, Donald. (Ed) The reflective turn: Case studies in and on educational practice. New York: Teachers College Press, 1991, p. 258-281.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. On narrative method, personal philosophy, and narrative unities in the story of teaching. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 23, n. 4, p. 293-310, 1986.
GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 11, n. 2, ago. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200013&lng=pt&nrm=iso Acesso em: mar. de 2012.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, abr. 2002. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf Acesso em março de 2011.
LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: Costa, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996, p.133-161.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
YUNES, Eliana. Introdução: Leitura, a complexidade do simples: do mundo à letra e de volta ao mundo. In.: Pensar a leitura: complexidade. YUNES, Eliana. (Org.). Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. São Paulo: Loyola, 2005, p.13-51.
YUNES, Eliana. Elementos para uma história de interpretação. In.: Pensar a leitura: complexidade.
YUNES, Eliana. (Org.). Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. São Paulo: Loyola, 2005 p.97-103.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
