“Formar e servir”: trajetória histórico-educativa do Instituto de Pastoral Regional – IPAR (1971-1985)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347551Palavras-chave:
Instituto de Pastoral Regional, História da Educação, AmazôniaResumo
Inserido no campo da História da Educação, este artigo aborda o processo de criação e institucionalização do Instituto de Pastoral Regional (IPAR) e tem como objetivo compreender de que maneira se deu esse processo entre as décadas 1970 e 1980. O trabalho é resultado de pesquisa histórico-documental e de um levantamento bibliográfico de obras que o subsidiam teoricamente. Identificamos o contexto socioeconômico amazônico, os acontecimentos eclesiais que influenciaram o Instituto, além do processo de fundação e institucionalização. Inferimos que o IPAR, fundamental para a ação da Igreja Católica na Amazônia, promoveu parte do desenvolvimento cultural e intelectual da região.
Downloads
Referências
Arenz, K. H., & Vasconcelos, G. A. B. (2014). “Encarnação e Libertação”: os ecos do Concílio Vaticano II na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de História das Religiões, 7(19), 167-197. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i19.23785
Becker, B. K. (2004). Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Garamond.
Caldeira, R. C. (2013). O pontificado de João Paulo II e a herança do Concílio Vaticano II: em busca de uma interpretação normalizante. Revista Brasileira de História das Religiões, (esp.), 155-173. http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdfespecial_2013/9.pdf
Cancian, R. (2017). Relações Igreja-Estado no Brasil no período da ditadura militar: revisitando aspectos teóricos e enfoques analíticos. Revista Angelus Novus, 95-116. https://doi.org/10.11606/ran.v0i0.97317
Castro, E. M. R., & Campos, I. (2015). Formação socioeconômica da Amazônia. Em E. M. R. Castro, & I. Campos (Orgs.). Formação socioeconômica da Amazônia (pp. 15-36). NAEA/UFPA.
Colares, A. A. (2011). História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-Line, 11(43e), 187-202. https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960
Dussel, E. (1989). História da Igreja Latino-americana: 1930 a 1985. Paulus.
Encontro da Pastoral da Amazônia. (1972). Documento de Santarém - Linhas Prioritárias da Pastoral da Amazônia. Encontro da Pastoral da Amazônia.
Frigeiro, T. (1996). IPAR: 25 anos de atuação na Amazônia. Grafitte Editores.
Gramsci, A. (2004). Cadernos do Cárcere, Volume 2: Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo (3ª ed.). Rio de Janeiro.
Magalhães, J. (2007). A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas. Educação Unisinos, 11(2), 69-74. https://www.redalyc.org/pdf/4496/449644443002.pdf
Magalhães, J. P. (1999). Breve apontamento para a história das instituições educativas. Em J. L. Sanfelice, D. Saviani, & J. C. Lombardi (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional (pp. 67-72). Autores Associados.
Mata, R. P. C. (2002). Caminhada da Igreja na Amazônia Regional Norte 2: A História. Gráfica & Editora Prelazia.
Mata, R. P. C. (2007). A Igreja e sua missão na Amazônia. Revista Encontros Teológicos, 22(1), 19-28. https://doi.org/10.46525/ret.v22i1.356
Mombelli, S. (1976). Valores religiosos do Círio de Nazaré. UFPA.
Pessôa, F. M. (2022). Entre “grileiros” e “gatunos”: a Guerra de Perdidos e a privatização das terras no sul do Pará. História Unisinos, v. 26, p. 359-371. https://doi.org/10.4013/hist.2022.262.13
Rabello, A. C. (2013). Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados, 27(78), 213-235. https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000200014
Ribeiro, A. S. (2011). A relevância da dimensão sociotransformadora na ação pastoral da Diocese de Santarém. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. Repositório Institucional da PUC-PR. https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/tede/ademar.pdf
Rodríguez, M. V. (2008). História e memória: contribuições dos estudos das Instituições Escolares para a História da Educação. Série-Estudos, (25), 21-29. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.213
Saviani, D. (1998). O debate teórico e metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. Em J. L. Sanfelice, D. Saviani, & J. C. Lombardi (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional (pp. 7-15). Autores Associados.
Saviani, D. (2007). História das idéias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.
Souza, N., & Dias, T. C. S. (2021). Por uma reforma do papado: história, apelos e caminhos à luz do pontificado do Papa Francisco. Revista de Cultura Teológica, 29(98), 104-118. https://doi.org/10.23925/rct.i98.52195
Thomas, J. A. (2021, julho 15). Desmatamento na Amazônia: as causas e os impactos para o planeta. Um só planeta - Globo.com. https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/07/15/desmatamento-na-amazonia-as-causas-e-os-impactos-para-o-planeta.ghtml
Vasconcelos, M. E. O., & Albarado, E. C. (2020). Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 13-23. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54489/751375150334
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Smile Golobovante, Alberto Damasceno, Marcus Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.