Autonomia Financeira nas escolas públicas do Distrito Federal: explicações e implicações no documentos e na fala dos gestores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3193Palavras-chave:
Autonomia;, Burocracia;, Descentralização;, Gestão;, ParticipaçãoResumo
Este texto pretendeu desvelar os processos e procedimentos de destinação de verbas para as escolas públicas, oriundos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e a forma como realizam a autonomia. Analisou entrevistas feitas com gestores de escolas públicas e com os responsáveis pelo repasse de verbas para as escolas, no âmbito da Secretaria de Educação. A análise baseou-se na concepção de Castoriadis sobre autonomia e participação, na descrição que faz Weber da burocracia e da dominação, e na análise que faz Foucault do sujeito e das questões relacionadas ao poder. Nela demonstra-se que a maioria dos gestores e os documentos propõem a implementação dos princípios da burocracia, entre os quais a hierarquia, a estabilidade das regras, a objetividade e a previsibilidade. A participação é entendida apenas como meio de fiscalização e não realiza a capacidade de os sujeitos instituírem regras para as organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.