Estilos de aprendizagem dos formandos dos cursos técnicos de informática do Cefet-MG

Autores

  • Marcos Prado Amaral Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4592

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Diferenças individuais, Ensino, Ensino técnico-profissional

Resumo

Utilizando o instrumento N-ILS, desenvolvido e validado por Vieira Jr (2012), este artigo apresenta um mapeamento dos estilos de aprendizagem de 44 alunos do último ano do curso técnico de informática do Cefet-MG em 2014, levantando um estilo dominante e propondo a formação de oito grupos de trabalhos com 5 alunos de perfis opostos e um grupo com 4 alunos. O perfil dominante apurado é levemente reflexivo, moderadamente visual, leve a moderadamente sequencial e fortemente sensorial. Constatou-se que este perfil se encaixa ao curso estudado. Isto traz benefícios para os alunos, professores, escola e empresas, que receberão profissionais que gostam de fazer o que aprenderam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Prado Amaral, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando na Universidade Cruzeiro do Sul e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em realidade virtual distribuída aplicada à educação pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Cruzeiro do Sul. 

Referências

ALONSO, Catalina María; GALLEGO, Domingo José; HONEY, Peter. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 2002.

ALLIPRANDINI, Paula Maiza Zedu; PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estilos de aprendizagem de alunos ingressantes em um curso de pedagogia de uma instituição pública do norte do Paraná e implicações para a prática pedagógica. Revista Iberoamericana de Educación. n. 55/5. 15 jun. 2011.

BARROS, Daniela Melaré Vieira; AMARAL Sergio Ferreira. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 1., 2007, São José dos Campos, SP, Anais... São José dos Campos, 2007.

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de; NOVO, Magda Suzana. Aprender como Aprender: Otimização da Aprendizagem. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/momento/article/download/618/158>. Acesso em: 26 jul. 2014.

CATHÓLICO, Roberval Aparecido Rodrigues; OLIVEIRA NETO, Jose Dutra de. Inventario de estilos de aprendizagem em um curso de eletrotécnica. Revista Eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP. v. 3, n. 6, 2009.

FELDER, Richard Martin et. al. A Study of the Reliability and Validity of the Felder-Soloman Index of Learning Styles. In Engineering Education 96(4), pp. 309-319, 2007.

FELDER, Richard Martin; SILVERMAN, Linda. Learning and Teaching Styles. In Engineering Education 78(7), pp. 674-681, 1988.

FELDER, Richard Martin; SOLOMAN. Barbara. Index of learning styles questionnaire. North Carolina State University, Raleigh, 1991. Disponível em: <http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html>. Acesso em: 26 jul. 2014.

FELDER, Richard Martin; SPURLIN, Joni. E. Applications, Reliability, and Validity of the Index of Learning Styles. International Journal Engineering Education, 21(1), pp. 103-112, 2005.

FREITAS, Alessandra Aparecida; DORNELLAS, Danielle Vasconcellos; BELHOT, Renato Vairo. Requisitos profissionais do estudante de engenharia de produção: uma visão através dos estilos de aprendizagem. GEPROS ”“ Ano 1, n. 2, abr/2006, pp. 125-135.

GARCIA CUÉ, José Luís; RINCON, José Antonio Santizo; GARCIA, Catalina María Alonso. Uso de las TIC de acuerdo a los estilos de aprendizaje de docentes y discentes. Revista Iberoamericana de Educación. n. 48/2. 10 jan. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S/A. 2002.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a Questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n.2 pp. 201-210, maio-ago/2006, Brasilia, DF.

HOEHSTEIN, Gilcimar et. al. Diagnóstico do estilo de aprendizagem do aluno a partir de ferramentas de comunicação. Cadernos de Informática: Anais do VI Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA 2011), v. 6, n. 1, 2011, Gramada, RS. pp. 87-94.

LOPES, Wilma Maria Guimarães. ILS ”“ Inventário de estilos de aprendizagem de Felder- Soloman: investigação de sua validade em estudantes universitários de Belo Horizonte. 85 f. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Temas Básicos de Educação e Ensino. EPU, S.P., 1986. 99 p.

OLIVEIRA, José Henrique Barros de. Cabeças bem feitas ou bem cheias? In: Revista do Colégio Internato dos Carvalhos. Vol. II, n. 1, pp.55-75, maio/1998.

PENNINGS, Albèr; SPAN, Pieter. Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem. In: ALMEIDA, L. (Org.). Cognição e Aprendizagem Escolar. Coleção Temas de Psicologia. Porto: APPORT, 1991.

VIEIRA Jr. Neltom. Planejamento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em interfaces dinâmicas e uma aplicação ao estudo de potência elétrica. 233 f. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Campus de Ilha Solteira, 2012.

Downloads

Publicado

31.10.2015

Como Citar

Amaral, M. P., & Silveira, I. F. (2015). Estilos de aprendizagem dos formandos dos cursos técnicos de informática do Cefet-MG. Linhas Crí­ticas, 21(45), 487–502. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4592

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.