Violência ‘na’ e ‘da’ escola: concepções de professores e alunos adolescentes

Autores

  • Roseny Aparecida Vieira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Katia Cristina Tarouquella Brasil Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Viviane Neves Legnani Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4704

Palavras-chave:

Violência, Professor, Aluno, Contexto escolar

Resumo

Diante dos impactos da violência nas escolas, torna-se necessário analisar tal fenômeno levando em consideração as perspectivas dos docentes e discentes para se alcançar maior compreensão e, ao mesmo tempo, diminuir uma visão tendenciosa sobre o problema. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a temática da violência no contexto escolar, focalizando as interações entre alunos e professores. Na metodologia, utilizou-se grupo focal com os alunos e análise das práticas docentes junto ao grupo de professores. Os resultados desses encontros foram significativos para que surgissem reflexões sobre a dinâmica intersubjetiva entre docentes e discentes e sinalizam a importância do espaço dialógico no contexto escolar para reverter a problemática da violência nesse contexto.

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Biografia do Autor

Roseny Aparecida Vieira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestre em educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), coordenadora do curso de pedagogia e professora dos cursos de licenciatura do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC).

 

Katia Cristina Tarouquella Brasil, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em psicologia pela UnB e professora da Universidade Católica de Brasília do curso de psicologia e dos Programas Pós-Graduação em Educação e em Psicologia. 

Viviane Neves Legnani, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em psicologia pela UnB e professora da Universidade Católica de Brasília do curso de psicologia e dos Programas Pós-Graduação em Educação e em Psicologia. 

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Vieira, R. A., Brasil, K. C. T., & Legnani, V. N. (2016). Violência ‘na’ e ‘da’ escola: concepções de professores e alunos adolescentes. Linhas Crí­ticas, 21(46), 708–726. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4704

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