Operação de divisão: possibilidades de intervenção com jogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5069

Palavras-chave:

Intervenção pedagógica, Divisão, Jogos

Resumo

A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da operação de divisão pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental; realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de divisão. Fizemos uma intervenção pedagógica com 13 alunos que utilizou o método clínico e foi eficaz na construção da operação de divisão aritmética pelos estudantes que não a possuíam, pois os estudantes apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que podem atender necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.

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Biografia do Autor

Sônia Bessa, Universidade estadual de Goiás - UEG

Sônia Bessa é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás. UEG. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp. Email: soniabessa@gmail.com

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Publicado

05.09.2017

Como Citar

Bessa, S. (2017). Operação de divisão: possibilidades de intervenção com jogos. Linhas Crí­ticas, 23(50), 172–196. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5069

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