Operación de división: posibilidades de intervención con juegos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5069Palabras clave:
Intervención pedagógica, División, JuegosResumen
La pesquisa objetivó investigar el nivel de comprensión de la división por parte de los alumnos del 4º grado de la Enseñanza Primaria; y realizar una intervención con juegos de reglas y desafíos específicos para desarrollar la operación de división. La intervención pedagógica realizada con 13 alumnos, utilizó el método clínico y se mostró eficaz en la construcción de la operación de división aritmética que los estudiantes no poseían y cuyos progresos en las nociones aritméticas fueron expresivos. La utilización de juegos y desafíos mostró que pueden atender las necesidades cognitivas y afectivas de los estudiantes.
Descargas
Citas
CAMPELL, Donald; STANLEY, Julian. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: Edusp, 1979.
CORREA, Jane; MEIRELES, Elizabet. A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas. Revista: Estudos de Psicologia. v.5, n.(1), p. 11-31, 2000.
DAYAN, Silvia Parrat. A relação Parte/todo na Psicologia Piagetiana. Archives Jean Piaget. Universidade de Genebra. [SI]. 2015.
DURO, Mariana Lima; BECKER, Fernando. Análise Combinatória: do métodoaleatório à combinatória sistemática.Revista Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 40, n. 3, p. 859-882, jul./set. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623641714.
FIOROT, Meire; ORTEGA, Antonio Carlos. Modos de aprender e de ensinar de professoras em situações com o jogo traverse. In: MACEDO, Lino. (ORG) Jogos psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
GRANELL, Carmem Gomez. Processos Cognitivos en Aprendizagem La da Multiplicación.In: Montserrat Moreno y Equipo delImipae. La Pedagogia Operatória ”“ um enfoque constructivista de la educación. Barcelona: Editorial Laia, 1983.
INHELDER, Barbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira, 1976.
KAMII, Constance. Crianças pequenas reinventam a aritmética. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KAMII, Constance. Frações: encorajando estudantes do primeiro ano do EF a inventá-las e a realizarem operações de adição e subtração com elas. In: MOLINARI, Adriana. et al. (ORG). Novos caminhos para ensinar e aprender matemática. Campinas, Book, 2015.
KAMII, Constance; JOSEPH, Linda Leslie. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LACOMBE, Anna Maria. Acender um fogo - o jogo e o teatro na escola. Rio de Janeiro Edições pró saber, 2002.
MACEDO, Lino. Abstração e aprendizagem da matemática. In MOLINARI, Adriana. et al. (ORG) Aprender matemática e conquistar a autonomia. São Paulo: Book, 2014.
MACEDO, Lino. Teoria da equilibração e jogo. In MACEDO, Lino. (ORG) Jogos, psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia; PASSOS, Nerimar Christe. Aprender com jogos e situações problemas.Porto Alegre: Artmed. 2000.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lucia; PASSOS, Nerimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MANTOVANI DE ASSIS. Orly, Zucatto. Proepre Fundamentos Teóricos. 3a edição. Campinas: Book, 2013.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto; MOLINARI, Adriana Corder; ZAIA, Lia; RABIOGLIO, Marta; BESSA, Sônia. O desafio de ensinar e aprender matemática na educação básica. Campinas: Book, 2011.
MORGADO, Luiza. O ensino da aritmética:perspectiva construtivista. Coimbra: Livraria Almedina, 1993.
NUNES, Terezinha. et al. Introdução à educação Matemática: os números e as operações numéricas. São Paulo: Proem, 2001.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. Observações sobre a Educação Matemática. In: MANTOVANI DE ASSIS, et al. (org) Educação Matemática: Uma contribuição para a formação continuada de professores. Campinas: Book, 2013b.
PIAGET, Jean. A Psicologia da Inteligência. São Paulo: vozes. 2013a.
PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: dom quixote, 1977.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A Psicologia da criança. 5ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
PIAGET, Jean; SZEMINSKA, Alina. A Gênese do número na criança. 3ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VERGNAUD, Gerard. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 1/2011, p. 15-27, 2011. http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/02.pdf disponível em 15/06/2017.
ZAIA, Lia Leme. Jogar para desenvolver e construir conhecimento. In: Jogar e aprender matemática. Campinas: Book, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
