“Formar e servir”: trajetória histórico-educativa do Instituto de Pastoral Regional – IPAR (1971-1985)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347551Palavras-chave:
Instituto de Pastoral Regional, História da Educação, AmazôniaResumo
Inserido no campo da História da Educação, este artigo aborda o processo de criação e institucionalização do Instituto de Pastoral Regional (IPAR) e tem como objetivo compreender de que maneira se deu esse processo entre as décadas 1970 e 1980. O trabalho é resultado de pesquisa histórico-documental e de um levantamento bibliográfico de obras que o subsidiam teoricamente. Identificamos o contexto socioeconômico amazônico, os acontecimentos eclesiais que influenciaram o Instituto, além do processo de fundação e institucionalização. Inferimos que o IPAR, fundamental para a ação da Igreja Católica na Amazônia, promoveu parte do desenvolvimento cultural e intelectual da região.
Downloads
Referências
Arenz, K. H., & Vasconcelos, G. A. B. (2014). “Encarnação e Libertação”: os ecos do Concílio Vaticano II na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de História das Religiões, 7(19), 167-197. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i19.23785
Becker, B. K. (2004). Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Garamond.
Caldeira, R. C. (2013). O pontificado de João Paulo II e a herança do Concílio Vaticano II: em busca de uma interpretação normalizante. Revista Brasileira de História das Religiões, (esp.), 155-173. http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdfespecial_2013/9.pdf
Cancian, R. (2017). Relações Igreja-Estado no Brasil no período da ditadura militar: revisitando aspectos teóricos e enfoques analíticos. Revista Angelus Novus, 95-116. https://doi.org/10.11606/ran.v0i0.97317
Castro, E. M. R., & Campos, I. (2015). Formação socioeconômica da Amazônia. Em E. M. R. Castro, & I. Campos (Orgs.). Formação socioeconômica da Amazônia (pp. 15-36). NAEA/UFPA.
Colares, A. A. (2011). História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-Line, 11(43e), 187-202. https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960
Dussel, E. (1989). História da Igreja Latino-americana: 1930 a 1985. Paulus.
Encontro da Pastoral da Amazônia. (1972). Documento de Santarém - Linhas Prioritárias da Pastoral da Amazônia. Encontro da Pastoral da Amazônia.
Frigeiro, T. (1996). IPAR: 25 anos de atuação na Amazônia. Grafitte Editores.
Gramsci, A. (2004). Cadernos do Cárcere, Volume 2: Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo (3ª ed.). Rio de Janeiro.
Magalhães, J. (2007). A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas. Educação Unisinos, 11(2), 69-74. https://www.redalyc.org/pdf/4496/449644443002.pdf
Magalhães, J. P. (1999). Breve apontamento para a história das instituições educativas. Em J. L. Sanfelice, D. Saviani, & J. C. Lombardi (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional (pp. 67-72). Autores Associados.
Mata, R. P. C. (2002). Caminhada da Igreja na Amazônia Regional Norte 2: A História. Gráfica & Editora Prelazia.
Mata, R. P. C. (2007). A Igreja e sua missão na Amazônia. Revista Encontros Teológicos, 22(1), 19-28. https://doi.org/10.46525/ret.v22i1.356
Mombelli, S. (1976). Valores religiosos do Círio de Nazaré. UFPA.
Pessôa, F. M. (2022). Entre “grileiros” e “gatunos”: a Guerra de Perdidos e a privatização das terras no sul do Pará. História Unisinos, v. 26, p. 359-371. https://doi.org/10.4013/hist.2022.262.13
Rabello, A. C. (2013). Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados, 27(78), 213-235. https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000200014
Ribeiro, A. S. (2011). A relevância da dimensão sociotransformadora na ação pastoral da Diocese de Santarém. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. Repositório Institucional da PUC-PR. https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/tede/ademar.pdf
Rodríguez, M. V. (2008). História e memória: contribuições dos estudos das Instituições Escolares para a História da Educação. Série-Estudos, (25), 21-29. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.213
Saviani, D. (1998). O debate teórico e metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. Em J. L. Sanfelice, D. Saviani, & J. C. Lombardi (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional (pp. 7-15). Autores Associados.
Saviani, D. (2007). História das idéias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.
Souza, N., & Dias, T. C. S. (2021). Por uma reforma do papado: história, apelos e caminhos à luz do pontificado do Papa Francisco. Revista de Cultura Teológica, 29(98), 104-118. https://doi.org/10.23925/rct.i98.52195
Thomas, J. A. (2021, julho 15). Desmatamento na Amazônia: as causas e os impactos para o planeta. Um só planeta - Globo.com. https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/07/15/desmatamento-na-amazonia-as-causas-e-os-impactos-para-o-planeta.ghtml
Vasconcelos, M. E. O., & Albarado, E. C. (2020). Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 13-23. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54489/751375150334
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Smile Golobovante, Alberto Damasceno, Marcus Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.