Revolução burguesa e educação: uma relação necessária
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3684Palavras-chave:
Democracia, Formação política, EducaçãoResumo
O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da implementação dos sistemas de ensino para esclarecer, basicamente, os conceitos de democracia e educação. Pretende-se salientar detalhes da revolução burguesa e como, para as classes populares, a relação entre formação política e formação cultural é fundamental para a experiência de uma democracia concreta. A luta de classes assume uma dimensão cultural na medida em que a hegemonia constitui-se como dominação e direção intelectual e moral. Essa leitura baseia-se no pensamento de Gramsci, que mostra como a educação laica e gratuita é um dos princípios básicos das democracias modernas.
Downloads
Referências
BADIA, Gilbert. Clara Zetkin: vida e obra. [S.l.]: Expressão Popular, 2003.
FINELLI, Roberto. O “pós-moderno”: verdade do “moderno”. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA,A. De Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 99-112.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Lisboa: Seara Nova, l976. 4 v.
______. La Città Futura (1917-1918). Torino: Einaudi, 1982.
______. Il nostro Marx (1918-1919). Torino: Einaudi, 1985.
______. Scritti Giovanili (1914-1918). Torino: Einaudi, 1975.
______. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi, 1978 .
GRUNER, Eduardo. Leituras culpadas: Marx(ismos) e a praxis do conhecimento. In: BARON, Atilio,AMADEO, Javier; GONZALES, Sabrina (Org.). A teoria Marxista hoje: problemas e perspectivas. SãoPaulo: Expressão Popular, 2007.
HEINE, Heirich. Contribuição à História da Religião e Filosofia na Alemanha. São Paulo: Iluminuras, 1991.
HELLER, Agnes. O homem do Renascimento. Lisboa: Presença, l982.
KOFLER, Leo. História e dialética: estudos sobre a metodologia da dialética marxista. Rio de Janeiro:Editora da UFRJ, 2010.
LOSURDO, Domenico. Democracia ou bonapartismo. Rio de Janeiro/São Paulo: UFRJ/UNESP, 2004.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo/Campinas: Cortez Ed. /Autores Associados, 1989.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.